sábado, 26 de maio de 2007

169. A voz do Povo - parte II

.
Peço imensa desculpa mas, sobre a questão dos maus cheiros na Lameira de Santa Eufémia, não tenho qualquer dúvida sobre a responsabilidade da empresa Alcides Branco na poluição do ar, da terra e da água.
.
Não tenho, também, qualquer dúvida sobre a responsabilidade da administração central na manutenção de uma situação que é extraordinariamente prejudicial para a vida colectiva (social e economicamente) mas também para a qualidade de vida de cada um dos municipes do concelho da Mealhada.
.
Assisti de perto à promessa da empresa Alcides Branco, em Março de 2004, de que até Julho desse mesmo ano resolveria o problema dos maus cheiros colocando umas mangas nas chaminés e cobrindo o monte imenso de matéria prima que tem nas suas instalações. Pode ter feito isso, mas a verdade é que não resolveu o problema e por isso falhou. Como falhou quando através de documentos escritos assumiu que resolveria o problema em Junho de 2005 e novamente em 2006. Nunca resolveu o problema. Por que o resolveria agora? Porque renova sempre esta promessa para Junho ou Julho? Eu não faço ideia, mas há com certeza boa explicação para isso.
.
Como cidadão (e é nessa e só nessa qualidade que me manifesto) sinto-me pessoalmente prejudicado pela acção e omissão dos senhores Alcides Branco e Alcides Branco Junior e ainda pelos senhores directores regionais de economia do centro desde 2003, e pelos senhores responsáveis pela Inspecção Geral do Ambiente.
.
Assim, não embarco em novas promessas. Estou cansado de andarem a brincar comigo, de ser ameaçado, de ver a minha saúde, e a dos que me são próximos, prejudicada por alguém que pode falar mansinho, ou não, mas que para mim não deixa de ser um empresário sem escrupulos.
.
Ao dizer isto assumo, pessoal e publicamente, que não estou na disposição de ficar parado a ver alguém, que não é de cá, que não vive cá e que nem os impostos cá paga a fornicar duas das coisas que mais gosto, que são o meu concelho e o meu conforto.
.
Mas o que posso eu fazer? Não posso fazer grande coisa. Mas podia estar parado e calado e isso eu não faço. Também não vou criar movimentos de um homem só. Até porque às vezes dá a sensação que cheira a toda gente mas que mais uma vez se prova o ditado (agora alastrado a todo o concelho) que "os da Mealhada à noite é tudo e de manhã... nada".
.
Acho que algumas coisas poderiam ser feitas. Se alguém as quiser fazer tem o meu apoio e trabalho incondicional. Se ninguém quiser fazer tenho de me contentar com a ideia de que afinal sempre é verdade o ditado...
.
- Acho que faria sentido promover uma imagem que pudesse servir como elemento gráfico para uma campanha/movimento de cidadania contra a situação dos maus cheiros, e da contaminação da água e da terra nas freguesias do Luso, da Vacariça e também da Mealhada. Associada a essa imagem - fazendo parte dela - existiria um slogan. Será que não há nenhum criativo que possa ajudar nisso?
.
- Essa imagem estaria à disposição de quem quisesse através de um blog. As pessoas poderiam descarregar um cartaz, imprimi-lo em casa e colar à porta de sua casa, na sua janela, na montra do seu estabelecimento comercial. Os bloggers colocariam no seu blog. E nos sites das empresas ou até mesmo instituições do concelho poderia aparecer a imagem.
.
- Essa mesma imagem poderia ser impressa em autocolantes - que poderiam ser colocados nos envelopes das cartas que enviamos, poderiam ser colocados junto de caixas multibanco, portagem, nas lapelas.
.
- Para quem estivesse interessado e tivesse disponibilidade financeira para isso essa imagem poderia ser impressa em t-shirts e tarjas a colocar em locais estratégicos do concelho (rotunda da A1, rotunda dos chafarizes, entrada do Luso, etc).
.
- Para além dos cartazes feitos em casa seria importante espalhar alguns em locais públicos - sem poluir a paisagem!
.
- Estas seriam acções quase individuais. Mas teria de haver acções colectivas. Para dar alguns exemplos:
.
1) Fazendo cartões postais com a tal imagem da campanha e enviá-los, dentro de envelopes fechados, em determinado dia, em número considerável para "empanturrar" a Direcção Regional de Economia, a Inspeção Geral do Ambiente, outros serviços do Minitério do ambiente - ministro, secretarias de estado, Governo Civil, serviços do Turismo nacional, etc. Ao falar de cartões poderia falar de faxes... ou de ambos.
2) Fazendo os tradicionais abaixo assinados.
3) Suscitando os mecanismo para a elaboração de uma moção apresentada por cidadãos para ser votada nas assembleias de freguesia e na assembleia municipal da Mealhada.
4) Exigir manifestação pública de solidariedade por parte dos partidos políticos representados na Assembleia da República e de modo especial o CDS, o PSD e o PS que têm representação distrital. 5, 6 7 etc, etc
.
No meu entender o alvo desta campanha não é exclusivamente a Alcides Branco. A ela deve juntar-se todos os serviços da administração central que têm responsabilidade, por acção ou omissão, no assunto.
.
Este é o meu contributo. Há uns dias um amigo a quem falei nisto dizia-me que estou a ficar esquerdoso... Se calhar estou, mas há momentos em que o nosso silêncio é uma perigosa abstenção ao nossos deveres de cidadão.
Outra amiga dizia que como isto vai tudo falhar eu ainda fico com o odioso e o carimbo do fracasso. Respondi-lhe que há combates em que mais importante do que quem ganha, interessa saber de que lado esteve cada um!
.
Esta é a opinião do Nuno Canilho cidadão. Só desse.

21 comentários:

Anónimo disse...

És mesmo um idiota!
Tens muitas ideias mas ño computador, sentado!
Levanta o cu do selim e faz alguma coisa.

Anónimo disse...

és, de facto, um grande idiota.
Paleio, muito paleio...mas acções nada.

Anónimo disse...

Perdes muito tempo a ver este bolg! Interessa-te assim tanto?
De facto és um grande néscio!

Anónimo disse...

Muita parra e pouca uva...
Vales zero!

Anónimo disse...

Boa noite!
É este o blog do fraco da piça?

Judas disse...

Como já alguém disse noutro blogue:
"É a isto que eu chamo tê-los no sítio."

Anónimo disse...

o sitio dele é o traseiro.

Anónimo disse...

Triste concelho, onde existem tais homúnculos que, perante um acto corajoso como este, reagem desta forma abjecta, apenas porque, por alguma razão, não vão à bola com o autor do Blog. E nem sequer lhes interessa o facto de eles próprios virem a ser beneficiados! (Provávelmente sentem-se bem a viver na merda...)

Anónimo disse...

Por mim, acho que é uma excelente ideia e tem todo o meu apoio. Admiro a sua coragem. Deploro que ninguém consiga remover esta peste, de uma vez por todas!

Pedro Costa disse...

"The pen is mighter than the sword"
O anónimo que peça para lhe traduzirem.

Anónimo disse...

Vou traduzir:
O cu é dele por isso cada um leva onde gosta.

Anónimo disse...

"A caneta pode mais que a espada", é o que significa o desabafo de Vercingetorix. Mas o conceito está para além do entendimento dos vermes que por aqui circulam. Não são capazes de se elevar acima do cu, ou seja da merda, que é, definitivamente, onde se sentem como peixe na água.

Anónimo disse...

intelectuais do caralho!!!

Anónimo disse...

Põe pimenta na língua, se não enxergas mais do que porcarias.

Anónimo disse...

Carissímo Sr. Mal Educado,
Se não gosta esteja calado! Abstenha-se de fazer esse tipo de comentários. Apesar de estar encoberto pela capa do anonimato fica-lhe muito mal tecer essas criticas. Vê-se logo que não conhece o autor.
Canilho força no teu protesto! São estes escolhos que dão sabor à vitória!

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Ora aqui está uma excelente intervenção, sem poesias demagógicas.

Gaius Germanicus disse...

"Nada mais assustador que a ignorância em acção", diria Goethe perante os alarves que nada contribuem para a elevação do discurso.
A estes anónimos rancorosos, aconselho, imperiosamente: cresçam, instruam-se e leiam mais que revistas aos quadradinhos.
Ave Caesar

Anónimo disse...

Até que enfim, que assentou a porcaria e no fim resta a substância da proposta do Canilho. Força Canilho, em frente!
(altero ligeiramente a assinatura, porque isto já não cheira tão mal)

Anónimo disse...

Peço desculpa por aquilo que tenho dito... Esta cena dos maus cheiros também me afectam e até concordo com as ideias do autor deste blog.
Futuramente, e se vir alguma acção relativamente a isto tudo, podem contar com o meu auxílio.
Mais uma vez, peço perdão :(

Gaius Germanicus disse...

"A responsabilidade da tolerância está com os que têm a visão mais ampla".
Salvé a todos os que conseguem revelar em actos de contricção os dislates do passado.
Ave Caesar

Anónimo disse...

O Mineco resolve tudo fiquem descansados.
Esse palhaço é um inutil. é uma vergonha para o nosso Luso.