domingo, 27 de janeiro de 2008

PARVALHÕES

*
(EM ACTUALIZAÇÃO)
*
Para ilustrar que só os parvos não vão à MEDIA MARKT, como forma de acção publicitária, a publicidade da empresa decidiu criar um país, a Parvónia, que tem hino e tudo.

Nos spots publicitários da empresa mostra-se o efeito que provoca a loja em quatro habitantes da Parvónia na primeira vez que a visitam.

Para arranjar Parvónios, ou parvos, a empresa, os iluminados, entendeu que devia vestir um dos parvónios de fato e gravata, outro de militar medalhado, uma de miss Parvónia e pasme-se um fardado de ESCUTEIRO.



Ora isto constitui uma vergonha, um ultraje, uma calúnia à maior associação de jovens do país. Para se fazer publicidade, mesmo que a insultar os que ainda não são clientes, não há necessidade objectiva de se usar um lugar comum de calúnia fácil a quem tem uma opção de vida que, a meu ver, não ofende ninguém que não seja nem queira ser ou ter sido escuteiro. Que vantagem terá a empresa ao associar um escuteiro e um parvo? Algum recalcamento?

O escutismo é o maior movimento de jovens do planeta e integra mais de 30 milhões de pessoas. Em Portugal só o Corpo Nacional de Escutas, apenas uma das três associações escutistas/guidista existentes, tem HOJE mais de setenta mil associados.

Acredito que todos os portugueses, ao longo dos últimos cem anos, têm ou já tiveram uma ligação ao escutismo, através de um familiar ou através da sua própria vivência pessoal.

Eu não me conformo e exigo um pedido de desculpa e a retirada imediata do anuncio.

*
Assina a Petição


às 20h40m de 28.01.2008 = 595 assinaturas
às 18h 10m de 29.01.2008 (32 horas depois do início) = 2300 assinaturas
às 24h de 29.01.2008 = 2943 assinaturas
às 22h 10m de 30.01.2008 = 4200 assinaturas
às 17h31m de 31.01.2008 = 4947 assinaturas
às 16h24m de 01.02.2008 = 5630 assinaturas
às 11h 39m de 03.02.08 (uma semana depois) = 6751 assinaturas
às 16h52m de 13.02.2008 (momento em que foi retirada) = 7851 assinaturas
.
No dia 29.01.2008 esta foi a sétima petição mais activa do sitio http://www.petitiononline.com/
No dia 30.01.2008 esta foi a quarta petição mais activa do sítio

*

Notícia no PORTAL SAPO


*

(contribuição Octávio Neves)

*

29.01.2008 às 17 horas

Chefe Nacional do CNE

exige retirada do anúncio e da menção ao escutismo sob pena de acção judicial

http://www.cne-escutismo.pt/Portals/0/docs/circulares/2008/oficio_28_01_2008.pdf

*

29.01.2008 às 24 horas

IN WIKIPÉDIA

http://en.wikipedia.org/wiki/Media_Markt

Portuguese advertising controversy
In January 2008 Media Markt launched a campaign presenting a fictious country called "Stupid Land" where several characters were presented as from this country which even has an anthem. On the centre of this campaign a Scout Boy is presented as a an idiot. This is really upsetting people who consider Scouts as responsible and valid members of the society and a online petition as been raised to oblige Media Markt to withdraw the campaign and do a public apologise.

*

30.01.2008 às 11 horas

CADA VEZ PIOR

A publicidade da MEDIA MARKT não só não foi retirada como prossegue na senda do insulto ao escutismo e aos escuteiros. Hoje de manhã, quarta-feira, 30.01.2008, um novo anúncio televisivo ridiculariza, ainda mais, a figura do escuteiro.

O escuteiro é não só parvo como, afinal, é maior parvo de todos os representantes da Parvónia em Portugal.

Estou convencido que, provavelmente, só agora é que isto começou!

*

30.01.2008 às 22 horas

A TV Net mostra a reacção do Chefe Nacional do CNE:

http://www.tvnet.pt/noticias/video_detalhes.php?id=18828

http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=18966

*

31.01.2008 às 13 horas
Semanário SOL

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=78260

Destak

http://www.destak.pt/artigos.php?art=7668

RTP

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=323577&visual=26

*

Na AGÊNCIA LUSA

(Dei declarações ontem de manhã)

Publicidade: Escuteiros ameaçam processar Media Markt por campanha ofensiva

Número de Documento: 7950810

Lisboa, Portugal 31/01/2008 10:30 (LUSA)

Temas: publicidade, empresas, Grupos populacionais


Lisboa, 30 Jan (Lusa) - O Corpo Nacional de Escuteiros está ofendido com a campanha publicitária da Media Markt, com o slogan "Eu é que não sou parvo", e ameaça a empresa com um processo judicial caso não a suspenda.

O chefe do Corpo Nacional de Escuteiros, Carlos Alberto Pereira, remeteu um ofício à empresa denunciando que a campanha é "clara, objectiva e intoleravelmente ofensiva para os 80.000 escuteiros portugueses e suas famílias" e solicita "a suspensão imediata da referida campanha publicitária e a cessação da menção aos escuteiros". "De outro modo, teremos de agir judicialmente, quer civil, quer criminalmente", lê-se no ofício.

A Media Markt lamentou já "a errada interpretação que foi dada por alguns", sustentando que a campanha "baseia-se no nosso slogan usado a nível internacional "Eu é que não sou parvo", adaptado à língua materna de cada país", acrescentando que no caso teve "como ideia central a criação de uma nação fictícia - a Parvónia - onde vivem os seus originários cidadãos: os Parvos".

Em comunicado enviado à Agência Lusa, a empresa defende que "todo o tom da campanha é humorado e bem disposto, não querendo nunca ofender, retratar de forma agressiva ou ferir a susceptibilidade de qualquer grupo ou entidade social". Para a empresa, "os intervenientes são apenas caricaturas de personagens pertencentes" da "comitiva" que, em contacto com uma "nova realidade se comportam de uma forma "patusca".

A Media Markt salienta que nunca quis "retratar classes políticas ou sociais nem (…) denegrir a imagem de grupos sociais tão importantes e fundamentais para a sociedade como o são todas as corporações de escuteiros, que para muitos jovens portugueses foram e são uma grande escola de vida".

Além da personagem do escuteiro, a campanha apresenta outros três "cidadãos da Parvónia" de visita a Portugal, anunciados como o presidente e a miss deste país imaginário e ainda um general. "Todos os cidadãos da Parvónia têm como principal característica a sua parvoíce. São desligados do mundo, vivem no antigamente e basicamente…são parvos!", descreve o sítio da empresa na Internet.

Nuno Castela Canilho, dirigente do Agrupamento de Escuteiros 1037 da Mealhada e primeiro signatário de uma petição na Internet que soma já mais de 3.500 assinaturas, disse hoje à Agência Lusa que a petição exige "a retirada do anúncio e um pedido de desculpas". "A publicidade não precisava de um escuteiro para dar a ideia dos parvos", defendeu o dirigente escutista, sustentando que "se não estivesse fardado era igual".

Nuno Canilho explicou que teve contacto com a campanha no domingo, sentindo-se "ultrajado" e "insultado" com a utilização "perfeitamente gratuita" da imagem escutista, que "tem um movimento global de 30 milhões no mundo".

De acordo com Nuno Castela Canilho, os primeiros "spots" publicitários despertaram a atenção de "dirigentes, escuteiros e pais", apesar de nos novos anúncios da campanha "o escuteiro ser ainda mais ridicularizado", sintetizando: "Afinal é o maior parvalhão de todos".

"A campanha está a piorar para os escuteiros", frisou o dirigente escutista, considerando que "a Media Markt está a ignorar o protesto".

JPS. Lusa/fim.

*

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

http://dn.sapo.pt/2008/02/01/media/escuteiros_consideram_anuncio_media_.html

*

ASSOCIAÇÃO DE ESCOTEIROS DE PORTUGAL

toma posição oficial

http://www.escoteiros.net/site/artigo.php?id=923

*

REUNIÃO CNE/MEDIA MARKT

No dia 1 de Fevereiro reuniu o CNE a MediaMarkt e a TWA o resultado?

http://www.cne-escutismo.pt/Portals/0/docs/circulares/Circular_81005_MM.pdf

63 comentários:

Rui C. Barbosa disse...

Obviamente que isto requer uma resposta por parte das associações escutistas nacionais. Porém, acho que não ficava nada mal um boicote aos produtos da Media Market enquanto se mantiver este tipo de publicidade!

Anónimo disse...

Nao sei o que escrever mesmo, isto é mesmo uma falta de respeito para o maior movimento de jovens .....Não sei se será possivel mas acho que as entidades competentes para tal, deveriam tomar uma atitude....e nós tb....cada um de nós....

Anónimo disse...

Ass. Anita Mota

Anónimo disse...

Mas o que é isto???
Será que somos nós, escuteiros, a concorrência da Media Market!
Fico deveras estupefacta com tal acontecimento;

Proponho que, junto da comunicação social, façamos ver que esta publicidade nos ofende, e que exigimos um pedido de desculpas;
"quem cala consente".

Uma grande canhota

Unknown disse...

Já tinha dado pela bronca no momento em que vi pela primeira vez o dito anúncio.
Por mim não ganham nem um tostão. Quando muito poderei fazer publicidade negativa a uma casa que não mostra respeito pelos outros, tanto mais que aceita o anúncio de um qualquer publicitário que se deve julgar um humurista de primeira. queira Deus nunca precisar da mão de um Escuteiro para o ajudar, é que pode-lhe sair na rifa um PARVÒNIO.
Como membro do CNE sinto-me ultrajado.
No mínimo devíamos exigir um pedido de desculpas a a retirada imediata do anúncio.

Pedro Marques 348 Mesdela - Viana do Castelo

Anónimo disse...

Canilho, será possivel fazer circular um abaixo assinado para mostrar o nosso desagravo relativamente este assunto? Quanto mais não seja, se o CNE não tomar uma posição, um grupo de cidadãos pode-o fazer. Obviamente que este abaixo assinado chegaria a essa empresa.

Nuno João - 347 S.Jorge

Falcão Perspicaz disse...

Viva,
Estes tipos realmente andam a brincar com coisas sérias.
Em Aveiro, chegaram a estar 2 cartazes gigantes, 1 da media markt e outro da rádio popular, ao lado um do outro! Um dizia "Parvo é quem não compra na Media Markt" o outro dizia "Parvo é chamar parvo ao Portugueses".

Acho que tal como a rádio popular o fez, chegou a altura de mostrar a esses senhores que andam a jogar sujo!

Penso mesmo, que tal como a Rádio Popular o fez (e parece-me que com SUCESSO) e como os Gatos Fedorentos fizeram relativamente à xenofobia de extrema direita, o CNE devia gastar algum dinheiro e mandar colar cartazes ao lado dos deles a ultrajar a mensagem que estes mecos querem fazer passar.

Inté

Urso Audaz disse...

eu acho que os Srs. sa Media Markt, não sabem deveras o que andam a fazer à face da terra... fazer uma publicidade agressiva, não significa insultar toda uma associação nacional e internacional. Temos de lhes mostrar o nosso descontentamento.


Canhota

Corvo Pensativo disse...

Não podemos de modo algum deixar estes senhores continuarem esta brincadeira de mau gosto.
Acho que cada um de nós se sente profundamente ofendido quando olha para aquela porcaria de anúncio!

Vamos lá mostrar-lhes do que 70 mil "parvónios" são capazes!

BM disse...

Eis o verdadeiro dilema. Como pessoa formada em publicidade, não posso deixar de reconhecer a ideia de quem criou a mensagem. A piadinha do escuteiro não é de agora, é de há muito tempo! Mas como Escuteira, não posso deixar de me sentir um bocadinho insultada. A publicidade não deverá servir para denegrir ou achincalhar a imagem seja do que fôr mas sim para promover produtos e serviços. Isto é algo que os Srs. Publicitários deveriam saber...
Quem não conhece a finalidade do Escutismos, que se informe. Quem não sabe mais acerca do respeito pelo próximo, que aprenda. Quem não sabe mais de Marketing e Publicidade, que estude!

Quanto a esta (infeliz) campanha publicitária, aguardemos o seu desfecho. Até lá...

Anónimo disse...

A publicidade está BRUTAl!!!!!

Por acaso serviu a carapuça a algum dos comentadores??

Desculpem mas acima de tudo liberdade!

Anónimo disse...

Olá,

eu acho que voces estão todos a exagerar!!! A Publicidade é espectacular, original e giríssima e não goza com ninguém em particular!!! Pensava que ser escuteiro significava ter auto-confiança e respeito pela liberdade de expressão, etc.! Vocês estão a ser um pouco egocênctricos e pouco democratas!

Anónimo disse...

boa tarde,

penso que os vossos comentários só demontram a falta de cultura de certas pessoas do nosso país. deviam era ficar orgulhosos por uma empresa como a MediaMarkt, de qual eu sou um cliente extremamente satisfeito, demostrar que até os Escuteiros se preocupam por comprar aos melhores produtos aos melhores preços.
provavelmente vocês serão dos poucos que preferiram continuar a habitar a Parvónia...

Anónimo disse...

Concordo que a publicidade está fabulosa e brutal!!! Já sou cliente da Media Markt desde a sua abertura e têm sem sombra de dúvida as melhores e mais agressivas promoções do mercado. Os escuteiros deste país PODEM e DEVEM ir à Media Markt, porque caso não o façam, ai sim passam a figurar nos habitantes da parvónia!!! Compram mais caro e com pior serviço de atendimento. E penso que nenhum escuta quer isso, certo.... Força Media Markt, continuem que vão longe :)

Anónimo disse...

Com todo o respeito que o Escutismo, enquanto instituição,mereçe, penso, meus caros senhores, estarem a fazer uma tempestade num copo de água.
Temos que saber rir de nós póprios, quem nos dias de hoje não tem a capacidade para tal, dedeverá
deixar de ser escuteiro, ou estará a contribuir para que o movimento continue a ser visto como uma instituição conservadora e até retrogada.
Haverá algum escuteiro, que numa ou noutra situação, não se tenha rido de coisas bem mais sérias que uma campanha publicitária?
Pois então quem tem telhados de vidro não devará atirar pedras.

vamos então todos rir

Ass. um escuteiro

Anónimo disse...

Ofenderam-se os escuteiros por causa de uma publicidade, que não visa atingi-los. No entanto no mesmo Blog chamam de Impostor ao Primeiro Ministro e ao Líder do principal Partido da Oposição. O que será mais ofensivo? Perguntem aos vossos Pais quanto custava uma máquina de filmar antes da Media chegar a Portugal.

Anónimo disse...

Caro Bloguista...

A avaliar pelo cmentario anterior, a sua sorte e nao estarmos no tempo da pide senao....

Tenha cuidado...criou.se a ASAE

Anónimo disse...

Então e quando fazem piadas dos nortenhos? e dos médicos? e dos padres?...dah

Anónimo disse...

E então onde é que fica o diácono remédios.. hum .. hum, gozarem com os padres..hum..hum.. mas o que é isto ?? hum....

Anónimo disse...

E então onde é que fica o diácono remédios.. hum .. hum, gozarem com os padres..hum..hum.. mas o que é isto ?? hum....

Anónimo disse...

bem....meus amigos...lamento de facto alguns de voçes nao saberem a verdadeira essencia da publicidade e do marketing ...concordo com o comentario da BM em cima....Não sou Escuteiro, mas sou sim Formado Nessa area....Jà achava Ridiculo xamerem parvos aos portugueses numa campanha publicitaria....agora isto?! SE nao sabem fazer publicidade aprendam, estudem....

Anónimo disse...

Depois desta... só me leva a pensar que nós valorizamos o que é menos importante, não que os escuteiros sejam menos importantes...

E quando o Sr. Ministro Mário Lino disse que a Margem Sul era um deserto, ai não apareceram os camelos a dizer nada!!!

Realmente acho que existem temas mais importantes do que criticar a Media Markt. Mas a blogosfera é livre e a liberdade é dada a todos.

Anónimo disse...

Cada um tem o direito de se indignar com aquilo que lhe toca, desde que seja dentro das regras da democracia. Portanto comparações com outros casos não servem de exemplo contra a indignação de um cidadão. Felizmente que há pessoas, e pelo nº de assinaturas na petição são muitas, que se sentem ofendidas. Aqueles que nada lhes toca ou ofende, já o velho ditado diz - Quem não se sente não é filho de boa gente.
Quanto à opinião que é expressa sobre o PM e o lider da oposição, só mesmo uma pessoa mais distraída é que compara as duas situações!! Numa é opinião de uma pessoa na outra é uma campanha publicitária! Será que é igual??

Unknown disse...

Lembram-se de um sketch dos nossos queridos Amigos "Gatos Fedorentos" que dizia algo como: "o meu filho?... antes maricas, que escuteiro!". Também se indignaram? ou se sentiram "ultrajados"? "ofendidos"?... deixem-se disso e arranjem uma vida!!! Vivam-na!!!

Anónimo disse...

Mas houve este aparato todo quando o Gato Fedorento mencionou os escuteiros/escoteiros num dos seus sketches???!!! Não me parece, ah e tal… o Gato Fedorento é o Gato Fedorento…
Mais ainda. Pela imagem (porque ainda não vi o anúncio), o que aparece é um escoteiro e não um escuteiro! Há diferenças da farda castanha para a azul. :)

Anónimo disse...

Epá, peçam pra cagar e saiam... Coitadinhos dos escutas ficaram ofendidos com um anúncio de TV, mas até aposto que gostaram do sketch do gato fedorento "se o meu filho se metesse na droga ainda era de homem... mas nos escuteiros???". Vão lá acampar no cú de judas com as meias com fitinhas puxadas até ao joelho e fiquem por lá. O Media Markt apenas fez o que devia, que foi chamar as coisas pelo nome.

Anónimo disse...

o vosso problema é não ter gajas para se entreterem... andam a bater piveas e a fazer nozinhos com cordas e ficam fulos por causa de um anuncio estupido de tv.

get a life

Anónimo disse...

Só mesmo quem não for Escuteiro é que pode achar esta publicidade brutal ou bestial.
Até pode ser a mais brilhante das técnicas de Marketing, mas não deixa de ofender, insultar e denegrir uma imagem com CEM anos do Maior Movimento de Jovens do país e do mundo.
O Escutismo é tudo menos a Parvónia. Formam-se crianças e jovens para a vida!
E este anúncio não pode ser visto apenas como uma brincadeira! Porque nós não somos uma brincadeira e não somos parvos.

Quem disser o contrário, nunca foi Escuteiro ou se o é, deverá rever bem se sabe mesmo o que é o Escutismo!

Anónimo disse...

Concordo com o comentário do "Só mesmo quem não for Escuteiro..."!
Eu até acho que deviam deixar de existir escolas, faculdades, etc, quando tudo o que é preciso para se estar preparado para a vida está nos escuteiros. Onde se aprende a fazer nós em cordas para anos mais tarde o saberem fazer numa gravatinha (ou uma forca), e também ir à caça com um canivete, e sobreviver nos bosques apenas com atum enlatado e um camping gaz...e o canivete.
Abram a pestana!
Vão lá apanhar uma bezana com o "sangue" do senhor e comer coberturas de bolos de anos em formatos circulares.
Ah, é verdade... a vossa mãe é um homem!

Anónimo disse...

Este senhor (ou senhora) que se apelida de xBeanx, devia era voltar à escolinha, pra ver se lhe davam educação.

Das palavras que escrevinhou só consigo ver um iletrado, ignorante, mal-educado e prepotente.

Veja lá se o seu diploma da escola não foi falsificado!

Anónimo disse...

Antes analfabeto que escuteiro...

João disse...

Sr. Só mesmo quem não for Escuteiro, eu sou escuteiro e não me sinto injuriado com esta publicidade, antes de mais nos escuteiros ensinam nos a ser tolerantes e a respeitar a liberdade de expressão.
Nisto tudo o que me choca é a falta de tolerância demonstrada por tantos escuteiros e não um qualquer anúncio de uma qualquer empresa.

Alguém uma vez disse: "Toda a publicidade é boa publicidade.", em vez de darmos uma má imagem enquanto associação juvenil devemos aproveitar esta oportunidade para mostrar o que realmente é o escutismo. O escutismo não é a intolerância.

Anónimo disse...

Se interpretarmos os anúncios, pelo menos neste ponto de vista, a Media Markt está apelidar de PARVOS não apenas o escutismo/escotismo, o exército, os políticos nem as modelos, o que esta cadeia está a fazer é a apelidar de PARVOS TODOS OS PORTUGUESES que NÃO COMPRAM A ELES.
Pode ser uma campanha engraçada do ponto de vista estético, concordo, os personagens estão ridículos, agora a mensagem é que é um pouco forte demais.
Já o simples slogan do "Eu é que não sou parvo." é demais, agora esta campanha está no dito exagero e insultiva.

Não digo palavras de ordem contra ou insultos, pois seria estar a ser pior que eles, também não estou de acordo que só cabe o barrete a quem quiser, apenas acho que eles deviam ter o mínimo de respeito pelos futuros clientes, pois sao eles que lhes dão o pão para a mesa.

Anónimo disse...

é realmente uma falta de respeito para com o movimento do cne. falar decor é muito bonito; e para quem não faz parte deste movimento é muito simples e fácil de aceitar tal publicidade, de não ver mal nenhum porque não vos afecta. mas para quem é escuteiro não vê esta publicidade com bons olhos porque é uma falta de respeito! o cne é um movimento centenário e que progressivamente tem mais inscrições. ser escuteiro não é um passatempo é um modo de vida. completa a nossa formação a nível pessoal e profissional. a vergonha é esta publicidade e não ser escuteiro.

Anónimo disse...

Realmente a campanha publicitária é de muito mau gosto... As grandes empresas fazem de tudo para a piada fácil, para que as pessoas se recordem desta ou daquela frase!
Agora, enquanto que daqui a um ou dois meses já ninguém se vai recordar mais desta campanha, eu e muitos outros escuteiros, mais amigos dessas pessoas e familiares dessas pessoas irão-se lembrar deste insulto. Ou seja, vão acabar por ver que no fim, em vez de irmos comprar à media markt vamos a outra loja qualquer. É essa a nossa força como consumidores!

Anónimo disse...

Ora afinal quem serão os PARVOS ?
Haja respeito senhoes empresários e publicitários , não é comtodaacerteza desta forma que irão atrair mais consumidores

Respeitem os Escutismo e a sua causa nobre !

pedroaraujo disse...

sinceramente...
esta mentalidade portuguesa..
Ficaram chocados?!?
Vão boicotar a media Markt??

podem começar por boicotar o gato fedorento, já que os escuteiros não podem ser tocados!
O Spot é provocatorio, mas claro é assim que funciona a pub! Resultou estão todos a comentar!
Isto vem provar o atraso que temos em relação ao resto da europa..
Em Espanha passa um spot Media
Markt que as estrelas são 2 freiras, e não existem forum e forums a debater..num pais extremamente religioso!
deixem-se de coisas e
NÃO SEJAM PARVOS!!!

UM CONSUMIDOR QUE NÂO È PARVO!!!

Pedro

Anónimo disse...

concordo Pedro.O que falta a esta malta é Humor. e mais,o que é novo para este pais é logo criticado.
esperamos por mais e ainda mais forte!!!!

M CONSUMIDOR QUE NÂO È PARVO!!!

Jorge

Anónimo disse...

Quem pensa esta publicidade bestial, só se a tiver no sentido literal do termo de bestialidade (de besta). A verdade é que esta publicidade, antes de podermos falar da possíveis ofensas, é uma má colagem do filme “Borat”.
Quanto às ofensas, penso que são legítimas. É exponencialmente diferente fazer humor com alguns estereótipos da sociedade, como o fizeram os Gato ou como fazemos um pouco todos nós, e veicular uma imagem comercial a partir de um juízo de valor sobre aqueles que não lhes compram serviços. A ideia é antiga, se se fizer passar uma imagem negativa de quem não compra determinado serviço, então, de modo quase instrumental, as pessoas “inseguras” depressa querem deixar de ter essa imagem e querem estar do outro lado, dos inteligentes, dos cool, etc. Todas as publicidades o fazem, e parece que resulta, uma vez que as pessoas pensam mais no que delas pensam do que aquilo que são.
O problema, porém, nesta publicidade é que ela tem as suas raízes num falso cosmopolitismo e falso urbanismo, tão caro aos que, de facto, dividem o mundo entre provincianos e elites urbanas, entre pobres e pessoas com poder de compra (e vejam a descrição de cada personagem, onde se sublinha muito a imagem), e Portugal, com sede urbana em Lisboa, não é excepção. Antes de mais, esta publicidade chama de parvónios todos aqueles que estão longe dos grandes centros; depois, dos pobres que não têm poder de compra ou de acesso a esses centros. A seguir, vêm os estereótipos, num péssimo pastiche do filme que referi e, com isso, dos povos pobres de leste. A imagem da loura miss, a do militar bonacheirão e bebedolas, do presidente totó, são imagens-tipo que poderão ofender mas que são muito específicas, isto é, não permitem, per se, uma generalização da mulher, do militar e do político. O problema está, de facto, no escuteiro. O escuteiro é representado como escuteiro, como imagem representativa de todos os escuteiros, já que se trata de uma associação.
Estou longe de ser escuteira e não concordo com alguns valores que lhe estão na base, sobretudo no escutismo de raiz católica. Contudo, as várias associações de escutas t~em sido de um papel fundamental na nossa sociedade, quando não há instituições estatais credíveis que zelem pela salubridade axiológica dos jovens do país, remetendo-os à sua autogestão nos seus tempos livres, sem acompanhamento e, pior, sem qualquer sentimento de pertença a um grupo de jovens com princípios e regras éticas, pertença tão importante para que cresçam como cidadãos. E digo escuteiros, como digo bandas musicais, como digo clubes desportivos, etc..
Penso que a publicidade, área de que gosto imenso, se deve reger pela criatividade e não pela piada fácil e perniciosa, podendo levar a uma má leitura da realidade sobretudo pelos jovens do país.

andreia ferreira

Anónimo disse...

Eu acho piada é ser uma grande ofensa para os escuteiros aparecer no anúncio um gajo vestido de escuteiro, mas não vejo os militares a fazer birrinhas...
Se calhar os militares é que não têm auto-estima e se consideram mesmo parvos.
Às tantas estão a preparar um ataque surpresa ao Media Markt e vão partir aquilo tudo.
Quem sabe...

Anónimo disse...

Lol....
Estes escutas são mesmo do tempo de mil novecentos e carqueja.
Com esta treta toda quem fica a ganhar o Media Markt. Toda esta publicidade sem mexer uma única palha...vocês é que são parvos...
Ai e tal o site tá ofensivo para o grupo nacional de escutas...é mentira, pois só aparece um escuteiro e não todo o grupo nacional de escutas, e pelo que vi não tem o vosso símbolo...

P.F. Crescam e modernizem-se é só uma simples publicidade.

ASS: UM COMPRADOR ATENTO A NOVAS PUBLICIDADES CATIVANTES...LOL

P.s. Com esta história toda os escutas já poderiam ter mudado o estilo de farda, é q de alguns anos para cá é sempre a mesma merda...

Anónimo disse...

E a ti canilho só te falta as meias brancas e a sandália. Deixa estar que fazes a mesma figura quando andas com o traje de escutista.

Anónimo disse...

Acho uma perfeita estupidez e uma perda de tempo os escuteiros estarem a fazer uma tempestade num copo de agua. Se querem boicotar uma loja como a Mediamarkt, porque não boicotaram o programa do gato fedorento ou o canal 1 ou ainda os produtos que eles promovem ( sapo por ex. )??? Se se sentiram ofendidos é porque a carapuça vos serviu. Só temos que agradecer a esta empresa que veio para o nosso mercado e conseguiu baixar os preços dos artigos ( principalmente lcd's e plasmas ) e que fez com que a concorrência melhorasse o atendimento e as lojas. Quem ganha??? Os consumidores, claro.
E só por criarem IMENSOS blogs sobre este assunto, a Mediamarkt devia fazer um anúncio ainda mais agressivo ( como fazem na Alemanha, caso não saibam ) mas com o escuteiro em evidência.

Anónimo disse...

Dito e feito... AAAAHHHHHHHHHH, agora é que os escutas se passam. http://www.youtube.com/watch?v=cRuRcTYqng8

Anónimo disse...

The "Portuguese Controversy" já disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Media_Markt

Anónimo disse...

Imaginem só... o outro já o tiraram e devem ter substituido por este este anúncio.

Acho que não tem nada contra os Escuteiros Tugas, não se esqueçam que o Baden Powell procurava a união das pessoas e a critatividade e não promovia associativismo negativo.

http://www.youtube.com/watch?v=cRuRcTYqng8

Anónimo disse...

Deixem de ser Bimbos (para não vos chamar Parvos)!!! Eu também já fui escuteiro e sinceramente… se ainda o fosse, recusava-me sentir ultrajado por esta campanha… A mim, a carapuça não me serve, portanto, vou mesmo ao Media Markt ver o que realmente importa com o actual estado económico… POUPAR!!! Deixem de ser retrógadas. A inquisição ACABOU!!! De uma vez por todas abram os vossos horizontes para ver se este País deixa de andar a reboque dos outros..........

Anónimo disse...

Não vale a pena:
comentar os insultos de quem nos quer fazer crer que somos parvos; reparar que o Sr anónimo faz tanto comentário; dar valor às bocas sobre os escuteiros; ...
Vale sim a pena:
continuar a acreditar que os miúdos ganham (e todos nós de igual modo) em saber fazer nós, em saber tirar partido do que têm, em ter valores e amigos, em fazer algo em prol dos outros, ...
Continuem felizes
ps: obrigado pelos testemunhos positivos, particularmente de quem não é escuteiro mas consegue reconhecer o seu valor

Anónimo disse...

http://www.tvnet.pt/noticias/video_detalhes.php?id=18828
Vejam aqui a notícia sobre o vídeo de mto mau gosto feito pela media markt!
Estou convosco nessa luta!

Rui C. Barbosa disse...

Viva!

Não sei se já repararam no erro ortográfico existente no cartaz com a descrição do escuteiro. Os palermas escrevem 'bússula' em vez de 'bússola'.

Canhotas!

Anónimo disse...

sou escuteiro, e gosto de o ser, mas,nao considero a publicidade ofensiva. Contudo, ha aqui muita gente parva a criticar o escutismo, com 99% de certeza que nem sabem o que e' ser escuteiro.

Anónimo disse...

Nao ha nenhuma organizacao escutista europeia ou mundial? A Media Markt apenas tem 7 ou 8 lojas em Portugal, e no resto da Europa tem lojas na Alemanha, Holanda, Austria, Belgica, Franca, Turquia, Espanha, Russia, Suica, Suecia, Polonia, Italia, Grecia...
Se os escuteiros portugueses fizessem ver aos "parceiros" europeus esta situacao, esta pouca vergonha poderia ter mais impacto para os meninos daquela companhia!

Anónimo disse...

Porra, aquela do escuteiro a cagar na máquina de lavar é que foi demais...

EHEHEHEH...

Anónimo disse...

Eu sou mãe e trabalho na Media Markt e tenho um filho escuteiro!E se não fosse a Media Markt o meu filho não tinha farda de escuteiro, e como eu exitem muitas mães que têm os filhos nos escuteiros!Deixem-se de burocracias!

Anónimo disse...

«Eu sou mãe e trabalho na Media Markt e tenho um filho escuteiro!E se não fosse a Media Markt o meu filho não tinha farda de escuteiro, e como eu exitem muitas mães que têm os filhos nos escuteiros!Deixem-se de burocracias!»Quantas coincidências... foi o patrãozinho que te mandou dizer isso tudo? Pegando noutro reclame manhoso: "mudassssste...mudassssste"

Anónimo disse...

http://www.tvnet.pt/noticias/video_detalhes.php?id=18983
A media markt continua a envergonhar os escuteiros. Desta feita são imagens de um escuteiro que confunde uma máquina de lavar com uma sanita!
Vejam no link acima!!!!
Abaixo esta pouca vergonha!

Anónimo disse...

O Chefe Nacional do CNE já falou. O Escoteiro Chefe Nacional da Associação de Escoteiros de Portugal não diz nada porquê? Está com medinho? É o low profile?

A farda do parvónio é tal e qual a da AEP... será coincidência?

Anónimo disse...

Mas parece inacreditável a quantidade pessoas com maus figados.
Abram mais lojas Media Markt, que isto passa (e ajuda a taxa de desemprego)....felizmente existe liberdade de expressão, mas isto daqui a alguns meses passa.
Devem julgar que a Media Markt só funciona assim em Portugal, abram os olhos vejam além,cresçam um bocadinho e auto valorizem-se. Passe a publicidade " Se eu não gostar de mim quem gostará...". Vamos mas é trabalhar para não sermos mais a cauda da EUROPA!

Anónimo disse...

Eu sou Escuteira mas não me sinto ofendida com este anúncio. Acho ridículo,sim,aquele anúncio do Escuteiro confundir a sanita com uma máquina de lavar roupa. Isso é desnecessário e uma autêntica estupidez.
Muita gente que não é Escuteira está para ai a opinar sem fundamento nenhum. Não são Escuteiros,pronto,dão a vossa opinião,escusam é de ofender o Escutismo.

Já agora,reparei que este Escuteiro que aparece no anúncio não é da CNE mas sim da AEP.

Anónimo disse...

E depois admiram-se que sejam associados a parvos. Esta revolta toda por causa dum anuncio idiota? Tenham juizo.

Anónimo disse...

Pois é àqueles que estupidamente acharam que estavamos a exagerar nesta petição são estupidos!! A MM vai retirar o anuncio da TV! Ouviram cambada de camelos, seus parasitas da merda, que não conseguem mexer uma palha para fazer valer as suas opiniões! Realmente o anuncio da MM era dirigido para voçês!!

Anónimo disse...

Prontos, seu escuteirinhos da tanga, já estão contentes com a retirada do anúncio? São mesmos otários e defecientezinhos, á procura de indeminizações e falatório, vão mas é bulir e trabalhar para Portugal andar para a frente.
Defecientezinhos...

Anónimo disse...

Só mais uma coisa...Quando falam em luta, vão lutar a sério, guerras a sério, como o desemprego, meio ambiente, mais limpo, melhor qualidade de vida, e não lutas de causas de merda, como estas que vocês inventaram, contra uma empresa, vocês não têm mesmo nada que fazer...