domingo, 9 de março de 2008

A Força do exemplo

[475.]



Os meus queridos irmãos Simão e Sara fizeram ontem a sua investidura como dirigentes do Corpo Nacional de Escutas. Perante os seus amigos, o seu agrupamento, a sua família e a sua comunidade paroquial assumiram o compromisso, assumiram o serviço aos mais jovens como uma maneira de estar na vida. Uma vida de oferta, de disponibilidade, de serviço, de solidariedade.
A alegria deles, a boas sensações, todas as boas energias que transmitem, garantem, quanto a mim, um futuro muito bonito.
Aqui fica o meu desejo de Boa Caça na impossibilidade de, convenientemente, lho ter feito sentir pessoalmte. Trata-se da tradução da oração usada pelos nossos irmãos dirigentes dos escuteiros franceses - Scouts du France.
É bem o retrato daquilo que é o papel do dirigente na vida dos nossos escuteiros, mas também de todos os educadores de uma forma geral:

A Força do Exemplo

Se o fardo te é pesado, pensa nos outros:

se esmoreces, eles param;
se enfraqueces, eles cedem;
se te sentas, eles deitam-se;
se duvidas, eles desesperam;
se criticas, eles destroem.

Porém,
se caminhas na frente, eles ultrapassam-te;
se deres a mão, eles dão a vida;
se rezares, eles serão santos.

Amén

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada irmão Canilho, a tua presença, aínda que por breves instantes, foi importante..assim como o teu contributo na minha formação como dirigente! ;)

Sara

Anónimo disse...

Colega, companheiro e irmao Canilho, muito obrigado pela tua presença mesmo que curta!! Podes contar que para uma proxima vou tentara acorda te mais vezes as 4 da manha!!

Anónimo disse...

Acordá-lo às 4 da manhã pra quê?