sexta-feira, 19 de setembro de 2008

[598.] - Veneris dies

*

Una vera donna italiana
Mónica Belluci
Hoje é DIA DE SAN GENARO, ou São Januário como quem diz, patrono de Nápoles, de la vera Italia... e assim, aqui fica uma homenagem à pátria de Dante, de Leonardo, e de Mónica Belluci e de tantas outras alegrias.
*
Associado ao San Genaro há uma lenda/tradição muito bonita que não posso deixar de aqui lembrar. A história foi-me contada quando visitei, com o meu amigo Nuno, Nápoles em Setembro de 1996. Foi-me contada pela mãe do nosso anfitrião italiano a sr.ª della Guardia.
**
Então acontece que no dia de hoje (em Maio também, mas hoje especialmente), em Nápoles, na Capela de San Genaro são retirados do cofre dois fracos que contêm o sangue coagulado do mártir que foi Bispo de Beneveneto. Perante os olhares dos fiéis, por norma, o sangue passa do estado sólido para o estado líquido e isso é entendido como um milagre.
Sempre que tal facto não acontece é entendido como um mau presságio para a cidade napolitana. Disseram-nos também que o Vesúvio, o vulcão vizinho de Napoles, entrou em actividade sempre em anos em que o sangue de San Genaro não se liquefez.
*
San Genaro é bastante venerado pelos italianos de uma forma geral e pelos napolitanos e os da diáspora de maneira especial

1 comentário:

Pedro Costa disse...

Provavelmente a mulher mais bem construída do mundo, porque bonitas, são todas.