sexta-feira, 30 de outubro de 2009

2009 annus domini

Ano de 2009

O ano foi designado como:

Ano Internacional da Astronomia, pela ONU

http://www.astronomia2009.org/

Trata-se da celebração da astronomia, em 2009 para coincidir com o 400.º aniversário das primeiras observações astronómicas feitas com um telescópio por Galileu Galilei e da publicação de Astronomia nova por Johannes Kepler no século XVII. O Ano foi declarado pela 62.ª Assembleia Geral da ONU. Um regime mundial, estabelecido pela União Astronómica Internacional (IAU), também foi aprovada pela UNESCO - órgão da ONU responsável pela Educação, Ciência e Cultura.

Ano Internacional das Fibras Naturais, pela ONU

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2009 como o Ano Internacional das Fibras Naturais. A proposta para este ano é originária da International FAO numa reunião conjunta do Grupo Intergovernamental sobre Fibras e o Hard Grupo Intergovernamental sobre a Juta, em 2004, e foi apoiado pela Conferência da FAO em 2005.
O ano internacional é dedicado às fibras naturais, de origem vegetal e animal, bem como as suas utilizações. O ano é esperado para elevar o perfil das fibras naturais; será baseado na cooperação entre os produtores de todas as fibras naturais e dará ênfase a qualidades positivas das fibras naturais.

Ano Internacional da Reconciliação, segundo a ONU

O Ano Internacional de Reconciliação é um ano proclamado pela Organização das Nações Unidas, em 20 de Novembro de 2006, através da Resolução 61/17 da Assembleia-geral.
Tem como objectivo concretizar os processos de reconciliação nas sociedades afectadas ou divididas por conflitos, vendo tais processos como necessários para o firme estabelecimento da paz duradoura. A Assembleia convidou os governos das sociedades em conflitos, organizações internacionais e não-governamentais a apoiarem os processos de reconciliação nas regiões em conflito. Convidou-os, ainda, a implementar programas culturais, educacionais e sociais adequados para promover o conceito de reconciliação, incluindo a realização de conferências e seminários e a disseminação da informação sobre o assunto.

Ano Internacional da Aprendizagem sobre os Direitos Humanos, segundo a ONU

O Ano Internacional da Aprendizagem sobre os Direitos Humanos foi lançado no 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de Dezembro de 2008, pela Organização das Nações Unidas.
O ano é dedicado a actividades com o objectivo de ampliar e aprofundar a aprendizagem sobre os direitos humanos, com base nos princípios da universalidade, indivisibilidade, interdependência, imparcialidade, objectividade, da não-selectividade, do diálogo construtivo e da cooperação, tendo sido proclamado através da Resolução 62/171 de 18 de Dezembro de 2007. Tem como objectivo reforçar a promoção e protecção dos direitos humanos e as liberdades fundamentais, incluindo o direito ao desenvolvimento.

Ano Internacional do Gorila, segundo a ONU

O ano de 2009 foi designado pela ONU como o Ano Internacional do Gorila como uma forma de proteger os primatas. As Nações Unidas esforçam-se para levantar fundos para a protecção dos primatas ameaçados de extinção devido a doenças (inclusive Ebola), ao desmatamento, ao conflito armado e à caça pela sua carne ou para torná-los animais de estimação.

Ano de José María Morelos, Servo da Nação, segundo o Governo do México

José María Teclo Morelos y Pavón (30 de Setembro de 1765 - 22 de Dezembro de 1815) foi um dos primeiros líderes da luta pela independência do México da Espanha, até ao seu julgamento e execução pelo Santo Ofício.

Ano de Charles Darwin

http://www.ano-darwin-2009.org/

200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação da “Origem das Espécies” . Charles Darwin foi um dos mais importantes pensadores de todos os tempos. A sua teoria de evolução dos seres vivos representou uma grande mudança no pensamento biológico, além de influenciar outras áreas do conhecimento.

Ano Europeu da Criatividade e Inovação


http://criar2009.gov.pt/

O Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (AECI) tem como objectivo sensibilizar os cidadãos para a importância da criatividade e da inovação enquanto competências chave do desenvolvimento pessoal, social e económico. Através desta iniciativa, a UE procura moldar o futuro da Europa no contexto da globalização, promovendo o potencial criativo e inovador que existe em todos nós. A UE adoptará um conjunto de medidas para chamar a atenção dos cidadãos para as questões mais importantes e promover um debate político sobre a melhor forma de explorar o potencial criativo e inovador da Europa.

Ano Jubilar Paulino

Junho 2008 – Junho 2009

Dedicado ao Apóstolo Paulo, por ocasião dos 2000 anos do seu nascimento. O Ano Paulino prolongou-se de 28 de Junho de 2008 a 29 de Junho de 2009.

Ano Sacerdotal

Junho 2009/Junho de 2010

Por ocasião do 150.º aniversário do «dies natalis» de João Maria Vianney, o Santo Patrono de todos os párocos do mundo, celebra-se de 19 de Junho de 2009 a 18 de Junho de 2010 o Ano Sacerdotal. Tal ano, que pretende contribuir para fomentar o empenho de renovação interior de todos os sacerdotes para um seu testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo.

Sem comentários: