Hoje, 20 de Abril, é o dia commumente aceite como o do nascimento do Profeta Maomé,no ano 570 da nossa era, em Meca, na actual Arábia Saudita.
Maomé ou Muhammad (em árabe: مُحَمَّد, transl. Muḥammad ou Moḥammed; Meca, c. 570 — Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso e político árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão.
Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacob, Isaac, Ismael e Abraão. Como figura política, ele unificou várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas árabes daquilo que viria a ser um império islâmico que se estendeu da Pérsia até à Península Ibérica.
Não é considerado pelos muçulmanos como um ser divino, mas sim, um ser humano; contudo, entre os fiéis, ele é visto como um dos mais perfeitos seres humanos.
Deus ditou o Corão a Maomé e explicou-lhe o culto. O som que ouvimos é o Azan ou Adhan, o chamado à oração. A canção que do alto dos minaretes, os muazzin (os cantores) entoam para chamar os muçulmanos para as cinco orações diárias. A própria canção é um culto que precede a oração e constitui um rito que existe desde o inicio da Hégira.
O adhan começa com a repetição, por quatro vezes da frase "Alláh Akbar", que significa Deus é Grande. Depois, por duas vezes, é recitada a frase "Ach-hadu an la iláha il-la Alláh", que quer dizer: Testemunho que não há outra divindade além de Deus. Recita-se, de seguida, "Ach-hadu an-na Muhammadan rassulu Alláh", que significa: Testemunho que Muhammad é o Mensageiro de Deus, por duas vezes também.
A seguir, o muazzin canta, por duas vezes "Haiyá ´alas-sala", Vinde para a oração, e por mais duas vezes "Haiyá ´alal-falah", Vinde para a salvação. É recitado "Alláh Akbar", por mais duas vezes e a oração termina com "La iláha il-la Alláh", Não há outra divindade além de Deus, uma vez.
O video que aqui apresentamos não é o Adhan mais bonito do Youtube. Escolhi-o porque o muazzin é um muçulmano bósnio, de Sarajevo, na Europa.
Sem comentários:
Enviar um comentário