Iniciamos na presente edição uma nova parceria, desta feita com a Escola Secundária da Mealhada, mais especificamente com os alunos do 12.º ano, da turma cientifico-humanistica de Ciências e Tecnologias, que, no âmbito da disciplina de Área-projecto, decidiram lançar-se na área do jornalismo escolar. Nasce assim o MSN, o jornal da Escola Secundária da Mealhada que vai à estampa integrado na presente edição impressa do Jornal da Mealhada, na página 12.
O MSN é uma popular forma de comunicação na internet, mas é, também, a sigla para ‘Mealhada School News’ ou para ‘Mais Sobre Nós’. MSN passa a ser, agora, o espaço da Escola Secundária da Mealhada no Jornal da Mealhada.
Mensalmente, Hugo Mateus, Kevin Bastos, Pedro Santos e Valter Müller coordenarão a produção de conteúdos – textos e imagens – e farão a cobertura noticiosa da realidade da sua comunidade escolar. Propõem-se – tal como asseveram no texto em que apresentam – a fazer tratamento jornalístico a actividades “como eventos desportivos, competições inter-escolares, actividades desenvolvidas pelos finalistas do ano corrente, actividades no âmbito do Plano Anual de Actividades, actividades desenvolvidas pelas turmas no âmbito das mais variadas disciplinas, artigos de opinião e entrevistas com membros da comunidade”.
Ao longo deste tempo, o Jornal da Mealhada, para além do apoio e da edição – na sua publicação impressa – dos conteúdos produzidos, proporcionará aos jovens contacto com a realidade do jornalismo local, através de acções no terreno, reflexão sobre aspectos éticos e de deontologia da profissão, experiências de paginação e tratamento de imagem, bem como de outros meios tecnológicos usados na área jornalística.
Este tipo de parcerias, já há muito ambicionada por nós, já foi testado no jornal FRONTAL – outra publicação do nosso grupo, dos concelhos de Mortágua e Penacova – com a Escola Secundária de Mortágua, e com grande sucesso. É, por isso, com expectativa que nos abalançamos nesta parceria.
Num jornal com 25 anos, como tem o Jornal da Mealhada, o contacto com os jovens é de primordial importância. A história desta publicação demonstra bem o papel que os jovens sempre tiveram no Jornal da Mealhada. Um papel de colaboração, de fomento, de inter-ajuda e de grande dinamismo. Este é, apenas, mais um passo na prossecução desse legado. O tempo ajudará a determinar até que ponto a parceria se pode intensificar e, de que modo se poderá estender a outras escolas e ao próprio agrupamento de escolas.
Tal como é definido por Hugo Mateus, Kevin Bastos, Pedro Santos e Valter Müller, sempre auxiliados pela professora Branca Azevedo, “o principal objectivo do nosso projecto é divulgar mensalmente as notícias relacionadas com a comunidade escolar” – daí a escolha do nome MSN - Mais Sobre Nós. Trata-se de um desafio arrojado que merece todo o nosso elogio e apoio. Ajudar a Escola e a Comunidade que a envolve a conhecerem-se melhor é uma obrigação cívica e, por maioria de razão, um desígnio muito estimulante para um jornal local, com as características do Jornal da Mealhada.
Editorial do Jornal da Mealhada de 1 de Dezembro de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário