quinta-feira, 30 de maio de 2013

[1663.] A novidade da antiguidade


Aí está uma imagem completamente nova e surpreendente para mim...
Imagem da Igreja de Santiago, em Coimbra

Pedro Costa A actual Igreja de S Tiago foi toda remodelada durante o Estado Novo.
Daí não lhe atribuirem qualquer valor arquitectónico.

Nuno Castela Canilho Nem arquitectónico nem sagrado... Convenhamos que o aspecto da igreja nesta foto até era interessante...

Nelson Pedrosa Boas, esta faz parte de uma de muitas obras "históricas" construídas ou reconstruídas pelo Estado Novo com o objectivo de valorizar os ideais nacionalistas... mas há mais exemplos!

Pedro Semedo Não foi no Estado Novo: foi no século XIX. Antes era a Misericórdia. O edifício original é Românico e foi construído tendo a Sé Velha e Santa Cruz (original, que a que se vê hoje foi modificada no sec XVI por ter havido derrocada parcial) como modelos. No sec XVI, a Misericórdia acrescentou 2 pisos. No sec XIX demoliu-se os dois pisos e no início do sec XX reconstruiu-se não conforme o modelo original, mas em 2 águas (porque achava-se na altura que seria assim o original). http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/69863/
Pedro Costa Mas afinal o aspecto actual é do sec XIX ou XX? No teu post está confuso. De qualquer modo eu não inventei aquilo do Estado novo. Alguem me disse. Alguem que tb não sabia, presumo.

Pedro Semedo Ora bem: a demolição foi no sec XIX, a parte final da reconstrução, segundo o IGESPAR, foi nas 1ª décadas do sec XX (embora eu tivesse a ideia que ainda tivesse sido no sec XIX). Na altura houve uma grande polémica sobre como é que se havia de reconstruir. Esta parte é importante porque estiveram em debate diferentes formas de ver o património e de proceder ao restauro. Isto estuda-se em História da Arte por causa disso. O Estado Novo não teve nada a ver com o assunto.

[Actualização em 19 de julho de 2013]


Sem comentários: