terça-feira, 24 de dezembro de 2013

[1773.] A Alegria no Nascimento

 
YPSILÓN # 26
24 DE DEZEMBRO DE 2013
Véspera de Natal

Irmãos Caríssimos,

Confesso que tenho de me sintonizar para viver o natal de cada ano com mais intensidade. Há outras alturas do ano que vivo com mais intensidade. Nunca houve aquela magia das prendas... que mobilizam as crianças - até porque sempre fomos muito despojados em relação a isso, e desde que me casei instituímos que a troca de prendas se faz a 6 de janeiro, Dia de Reis.

Mas procuro que a noite de 24 seja especial e diferente das demais. Quando passo o Natal em Idanha-a-Nova (Medelim) há o madeiro a arder no adro da Igreja e a ida à missa é mesmo à meia noite. Na Mealhada a coisa tem menos simbolismos... mas é igualmente especial.

Ando a ler, de vez em quando, a exortação do Papa Francisco "A Alegria do Evangelho". Ainda vou só no principio, mas já li a parte onde o Papa explica que "A alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus" - é, aliás, a primeira frase do documento. E convenhamos que é muito mais simples e interessante encontrar a Alegria de Jesus Salvador no Menino do que Crucificado.

Quando olhamos para uma criança, para um bebé - geralmente com cara de joelho - natural e instintivamente a nossa cara esboça um sorriso. E o "sorriso está para a Humanidade como o Sol está para as flores!". E assim é mais fácil transformar a vida dos nossos irmãos: Com um sorriso de compreensão, de perdão, de simpatia, de conforto. Porque só a compreensão, o perdão, a simpatia, a disponibilidade e o Serviço podem transformar o coração dos outros. Esse é o principal ensinamento que nos deixa um Homem-Novo recentemente falecido: Mandela.

Aos que trabalharam comigo nos últimos anos, e nos últimos meses em especial, peço-vos a vossa compreensão e perdão por todos aqueles momentos em que não soube ser digno da vossa amizade, em que não soube dar conforto nem amizade.

Faço votos de que tenham um Natal com tranquilidade e muita Alegria.
Natal Feliz.

Sem comentários: