terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

[1827.] Servir para cumprir! (I)


Na pesquisa que ando a fazer para poder escrever o opúsculo sobre a vida do Padre Abílio Duarte Simões, tenho encontrado algumas situações que se apresentam, claramente, como justificações para a concretização de uma postura, uma vida, uma atitude perante si próprio e perante os outros. Nunca chegamos a conhecer, realmente, as pessoas... para o bem (como é o caso) e para o mal. A infância, a passagem pela Guerra Colonial, por exemplo, são situações que moldaram um homem que quando se cruzou comigo era muito mais do que a visível circunstância.

Encontrei, também, esta foto, onde o jovem padre Abílio Simões, pároco da Vacariça e reitor Mealhada, ouve, atentamente, as palavras gesticuladas do veterano e (já) ancião Monsenhor Raul Mira. O texto autobiográfico que publicou no Jornal de Notícias sobre a Idalina 'da Portela' e os filhos tocou-me muito e fez-me entender muita coisa. O relato de Nelson Franco sobre o Capelão de Pereira d'Eça revelou-me tantas meias palavras...

Esta foto remete-me para um dos últimos textos do Padre Abílio publicado no Jornal da Mealhada exatamente sobre a condição de ser padre. No fundo, apresenta a sua visão sobre o que os outros pensam que o padre é...

Sem comentários: