sábado, 15 de março de 2014

[1854.] Espero por ti... e tu por mim?

 
POR TI
 
Por ti espero naquela roça grande
no perfume do izaquente
no sopro do vento irrequieto
no riso da montanha misteriosa.
 
Por ti espero junto ao secador
que meu avô ajudou a construir
e o cheiro do cacau
invade o corpo
que acalenta a esperança
de rever-te.
 
Espero sentada
no caminho que vai até à Grota
e serpenteio
a estrada de Belém onde as fruteiras
espreitam o sol
e o vianteiro.
 
Por ti espero
na calma do poente
entre a ânsia
e o amor que me consome.
 
A tarde vai caindo e nostalgicamente
arrastando o meu dilúvio de ternura.
 
Por ti espero ainda
no breu da noite imensa
na raiva que a paixão derrama e sangra
e é o tam-tam da madrugada que me obriga
a apagar da memória
a tua imagem
 
OLINDA BEJA
1946
São Tomé e Príncipe

Sem comentários: