terça-feira, 8 de julho de 2014

[1885.] «Foi bonita a festa pá!"



"Foi bonita a festa pá!"... é a frase inicial da segunda versão, de 1976, da canção "Tanto Mar", de Chico Buarque. O cantor brasileiro, revelando uma componente ideológica marxista, revela o desalento pelo 25 de novembro de 1975, em contraposição com a euforia patente na primeira versão da mesma música, logo em 1974.

Mas mais importante é a frase... "Foi bonita a festa pá!"... que não me sai da cabeça há uns dias - logo não está ligada à abada que o Brasil levou em casa na meia-final do Mundial de Futebol, em que os tucanos seriam os donos da casa e da bola... mesmo com contestação extrema da parte do povo.

A festa que foi bonita foi na escola, e isso encheu-me de orgulho e satisfação, pelo trabalho fantástico de professores, colaboradores e alunos, que demonstraram que uma escola pode ser um campo de trabalho, de alegria, de harmonia e de conquistas.

"Foi bonita a festa pá" e ainda sinto no ar um belo cheiro de alecrim!

1 comentário:

Amélia Ventura disse...

Não imaginava que as coisas tivessem tido essa vertente....já estou fora do Brasil há muitos anos mas lembro-me perfeitamente desta canção.....sucesso num tempo em que se teria de ler nas entrelinhas.... muito boa gente cantava ... por cantar ...eu, assumo, que seria uma delas, mas por pouco tempo...meus pais vieram a Portugal, em 1975 e quando voltaram puderam nos transmitir algumas das coisas que tinham "visto e sentido" daqueles dias...mas do que me vem à memória é a 1ª versão...a segunda não foi praticamente divulgada talvez por não trazer um cariz tão alegre que "disfarçava" a mensagem