segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

[1962.] Dia Vencido - 02.II.2015

α
Quando D. Afonso Henriques tomou o Castelo dos Mouros, em Sintra, situado no alto da serra, próximo do Palácio da Pena ou do Graal, já lá não se encontrava nenhum mouro pois todos se tinham evadido por uma passagem secreta na serra que vai dar a um de muitos lugares no sopé e outros que se estendem por vários kilómetros até ao mar. A Serra de Sintra é oca e cheia de subterrâneos.
Um deles vai ligar ao Convento dos Capuchos, que fica a oito quilómetros, outro desemboca perto da povoação de Rio de Mouro, mesmo junto ao ribeiro que passa naquela povoação, garante Abilio Duarte, guarda reformado em regime de voluntariado no Castelo quando interrogado a este respeito. Outras galerias descem pelo interior da montanha até ao Palácio da Vila de arquitectura moderna mas enigmática, tal como o Palácio da Pena no alto da serra, construido entre os séculos XIV - XV.

β
Curiosamente, diz-se o mesmo da Serra da Arrábida ligada interiormente à Serra de Sintra que dista a 50 Km mais ou menos. Dizem alguns teosofistas e ocultistas que a Montanha Sagrada pode ser uma das Cem Portas que dá acesso ao mítico Reino de Agharta no interior da Terra onde reside o “Rei do Mundo”.
Helena P. Blavatsky, fundadora da Sociedade de Teosofia, falou desse país subterrâneo em 1888 na sua obra A Doutrina Secreta, mas foi alguns anos antes que a lenda ou história verídica de Agharta teve a sua maior divulgação junto do público com as obras insólitas de Saint-Yves d´Alveydre. O Reino de Agharta seria, então, uma cidade subterrânea e iniciática onde viveriam milhões de pessoas. 

γ

O escritor Aquilino Ribeiro em 1907 é preso após a explosão de uma bomba no seu quarto. Consegue fugir da prisão e refugia-se em Paris em 1908, meses depois do regicídio de D. Carlos (em 02.02.1908). Suspeita-se que Aquilino Ribeiro estivesse envolvido no Regicídio, (não diretamente, mas alegadamente conhecia o plano dos assassinos Manuel Buiça e Alfredo Costa).

Sem comentários: