quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

[1965.] Dia Vencido - 05.II.2015

α 
O Matteo Renzi, primeiro-ministro italiano é um fixe. Ofereceu a Tsipras... uma gravata italiana... Como é socialista ninguém levou a mal e até deu para rir... Se fosse um conservador ia ser visto como uma provocação e um atentado contra a liberdade de não usar o mais inútil dos adereços de moda masculina. Quem está a dar cartas no estilo e na moda é o ministro das Finanças, Varoufakis. 
Varoufakis aceitou ser fotografado sentado com o homologo alemão - o senhor anda de cadeira de rodas - mas não foi perdoado na afirmação: A Alemanha está farta de andar a pagar os dislates dos gregos. Talvez os portugueses pensassem da mesma maneira se para segurar a Grécia e o euro houvesse necessidade de novo aumento de impostos.
E afinal o Syrisismo de António Costa foi sol de pouca dura: “Sempre recusei que a renegociação da dívida fosse a única e a necessária solução”disse hoje em entrevista ao Público
   
β
Martin Gilbert, um dos maiores e melhores historiadores do Século XX, morreu ontem aos 78 anos. Judeu, historiador prolífico com mais de 80 títulos publicados, Sir Martin Gilbert é autor de obras de referência sobre Israel, o Holocausto, a I e a II guerras mundiais. Mas é a biografia de Winston Churchill, a mais aclamada do antigo primeiro-ministro, a obra mais conhecida de Gilbert. A minha mãe ofereceu-ma quando fiz 26 anos e nunca consegui lê-la até ao fim. Descobri hoje que a biografia de Winston Churchill foi escrita depois de o filho do primeiro-ministro britânico ter pedido ajuda a Martin Gilbert, e a ela dedicou 20 anos (de 1968 a 1988).

γ
Foi interessante ouvir Jaime Gama (está velho o antigo presidente da Assembleia da República...) e Jaime Nogueira Pinto falar sobre o ultimato inglês, o de 11 de janeiro de 1890, 125 anos depois de ter posto os portugueses a cantar "Contra os Bretões, marchar, marchar!"

Sem comentários: