quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

[1980.] Dia vencido – 12.II.2015

α 

O avô Hilário faria hoje 110 anos. O Ti' Hilarito era um figurão. Durante metade da vida não teve nada e foi feliz, na outra metade teve tudo - incluindo duas taludas na lotaria - e viveu a mais completa das infelicidades. Um grande homem de palmo e meio.

β
Numa coisa Tsipras e os gregos têm razão: Há regras democráticas que têm de ser respeitadas e os acordos financeiros e de apoio financeiro não podem ser uma ingerências nos países apoiados. Veja-se o caso do apoio do FMI à Ucrânia...
Tudo bem que o FMI empreste 17,5 mil milhões de dolares e daí queira algumas garantias... mas parece demasiado exigirem por exemplo, a privatização do sector energético da Ucrania. Isso já entra no domínio do ideológico. O FMI não pode - em troca do apoio a uma país em guerra - exigir que o país ofereça os aneis e assume uma agenda ideológica diferente daquela que os cidadãos escolheram para o seu futuro. Há limites!

γ
O vulcão da ilha da Reunião, onde estive há dois meses, o Piton de la Fournaise, está em erupção desde o dia 4 de fevereiro. Não posso deixar de dar uma palavra de solidariedade a todos os amigos reuneses que nos receberam tão bem.

Sem comentários: