quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

[1992.] Dia vencido – 19.II.2015

α
Jantar Vocacional On – Os alunos do Curso Vocacional de Hotelaria e Gestão da EPVL (equivalência ao 9.º ano) ofereceram esta noite aos seus familiares e professores um jantar no “A Prova dos Novos”. Na segunda-feira começam o seu primeiro período de estágio – em Mesa/Bar e Gestão – e entenderam mostrar o que valiam aos que mais próximo deles estão, antes do embate com o mundo real. Correu muito bem. Parabéns a eles e à primeira responsável por esse sucesso, a Professora Diana Jorge.
Confesso que a ideia de abrir um Curso Vocacional de Nível Básico na EPVL começou por me agradar – por uma série de razões – depois assustou-me um bocado... e até me fez arrepender quando comecei a ver as professoras do curso de cabelos em pé! Em boa hora escolhemos o professor Luís Capela para ser o Diretor de Turma... porque de outra forma as coisas até seriam muito piores. Mas hoje, ao ver que estes jovens encontraram uma coisa em que são bons, a recolher rasgados elogios, a mostrar empenho, sensibilidade, perfecionismo e brio, penso que em boa hora arriscámos e o resultado é fantástico.
São dificeis de aturar? Muito. São um desafio à resistência e à paciência de um professor? Demais! Mas também são capazes de feitos fantásticos, de mostrar que ninguém, nunca, lhes poderá dizer que o mundo real não é para eles, ou que não são capazes.
Podem ter sido, um dia, as franjas de um sistema. Podem ter sido, um dia, as sobras de uma escola qualquer. Mas hoje, a nível técnico, a nível profissional, são brilhantes para a sua idade e para o pouco tempo de percurso formativo técnico que tiveram.

São os mais ofuscantes EPVL. Espero que possam continuar e mostrar que “Ser Profissional Vale Mais!”

β
Avaliar 2 – Dez pessoas dizem mal. Do pior possivel. Cem pessoas dizem bem. Sem ter de o fazer. Uns olham para os dez e choram. Outros olham para os cem e cegam. Outros avaliam e pensam!


Sem comentários: