sábado, 21 de fevereiro de 2015

[1996.] Dia vencido – 21.II.2015

α
Cenáculo de Aveiro – Participei hoje como orador no 13.º Cenáculo Regional de Aveiro. Foi uma honra e um gosto. Partilhei o microfone com o João Vilarinho, dirigente da Gafanha da Nazaré que fez parte do 1.º Ciclo do Cenáculo Nacional e da Equipa Projecto do 2.º Ciclo, onde eu partipei como representante da Região de Coimbra, há 13 ou 14 anos...
O tema do plenário para que fui convidado era “Realiza-te”, procurando salientar as soft skills e outras competências que o escutismo dá, naturalmente, aos jovens e que podem consubstanciar-se numa vantagem na hora de encontrar trabalho e valorização profissional.
Mas o que me deu mais gozo foi, de facto, o perceber que a Geração Cenáculo está a cumprir o compromisso que assumiu quando subscreveu a Carta do Cenáculo. Encontrar o Vilarinho, tantos anos depois, e lembrando-me de outras pessoas – como a Diana Cardoso, a Tucha Ferreira, a Diana Santos – que há mais de uma década, como caminheiros assumiram 'Ser Cenáculo', e continuam hoje a lutar pelos mesmos ideiais, a contribuir para o engrandecimento e aperfeiçoamento da associação baseado no aprofundamento da participação dos jovens – especialmente dos caminheiros – nas tomadas de decisão e na vida da associação.
Não há muitas coisas que me deem mais gozo do que olhar para trás e perceber que cumpri!

β
Aniversário CPCJ Mealhada
– A comemoração dos 22 anos da fundação da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens assinalou-se hoje e teve honras de festa, com a realização de uma conferência e de um jantar, dois momentos que contaram com a presença da Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal.
A festa realizou-se graças à hiperactividade e nervo da presidente, Paula Andrade, que nos pôs a toque de caixa a realizar uma grande actividade com os nervos em franja... Não foi fácil, há que reconhecer. Mas tudo correu bem e no final de contas... “foi bonita a festa pá!”.
Intervenções como a do presidente da CPCJ Nacional, Armando Leandro, e da própria PGR, interessantíssimas, engrandeceram de sobremaneira uma comemoração de aniversário. O problema vai ser no 25.º aniversário... vai ser dificil superar!

γ
Mais um serviço EPVL – O jantar oferecido pela CPCJ à PGR e de convívio dos autarcas e antigos e atuais membros da CPCJ da Mealhada foi servido pelos alunos da EPVL dos cursos de restauração e hotelaria e gestão. A Procuradora Geral da República fez questão de, pessoalmente, me endereçar os parabéns aos nossos alunos e às duas professoras que coordenaram o serviço. A senhora PGR disse-me que nunca tinha participado num jantar assim – servido por alunos em processo formativo – e que tinha observado grande requinte, grande qualidade, cuidado e simpatia. A sexta figura no protocolo do Estado Português dirigiu-nos palavras de muito conforto, elogio e reconhecimento.

Muito orgulho.


Sem comentários: