quarta-feira, 18 de março de 2015

[2022.] Dia vencido – 18MAR2015

α
GREXIT
– Hoje foi dia de almoço temático no "A Prova dos Novos", o restaurante pedagógico da EPVL. O tema foram os sabores mediterrânicos com o souvlaki grego e a baklava israelita... Sem qualquer conotação com a vontade de espetar qualquer Tsipras ou já ter visto Varoufalis empalado pela Paris Match, nem tão pouco pressentir que Nethanyau vai ser muito mais ácido do que o Médio Oriente precisaria e os israelitas mereceriam.
A escolha da ementa não passou pela mão do director, mas foi inteligente e actual. Quase tão boa como a prestação dos alunos do 1.º ano de Restauração - variante Mesa/Bar que hoje estiveram irrepreensíveis.

β
PORTUGALIDADE
– O site Buzzfeed identificou "28 palavras que a língua inglesa deveria roubar a outras línguas". O jornal Observador reproduz a notícia e dá conta de há uma palavra portuguesa no rol: “desenrascanço”.
E não há duvida nenhuma que é uma palavra bem portuguesa e digna de orgulho. Digna de orgulho porque somos bons nisso, “the last minute improvisation of a hasty but perfectly sound solution; pulling a MacGuyver”.
Na lista dos brits estão, ainda, “tsundoku”, do japonês, que quer dizer comprar e acumular livros que nunca lemos, “jayus”, do indonésio, uma piada tão mal contada que não resistimos a rir dela, “utepils”, do norueguês, beber uma cerveja ao ar livre num dia de sol, ou “shemomedjamo”, do georgiano, continuar a comer apesar de estarmos cheios, por estar a saber tão bem.

γ
TRUQUE
– No dia a dia é preciso preparar reuniões, é preciso agendá-las, tratar do que se vai trata, enfim, criar a coisa. Mas não há dúvida nenhuma que há uma altura em que a coisa pode estar já a tornar-se tão redonda que não meio de acabar... Como disse um dia um primeiro-ministro britânico, comparando com um discurso... "é como um love affair; qualquer idiota sabe começar um, mas pôr-lhe fim exige considerável competência”. Alguns truques (AQUI).

Sem comentários: