sexta-feira, 20 de março de 2015

[2026.] Dia vencido – 20MAR2015

α
SER PROFISSIONAL
– Neste dia do Ensino Profissional, e perante várias tentativas de descredibilizar as grandes conquistas que esta via profissionalizante conquistou para o país e para o desenvolvimento das comunidades, interessa clarificar, apresentar, e demonstrar as virtudes de um caminho que forma jovens para o trabalho e para o prosseguimento de estudos, que garante emprego e a consequente remuneração e desenvolvimento da economia, que acompanha os jovens e lhes dá apoio, conselho e amparo nos momentos chave da sua via, que garante às famílias uma educação de qualidade e gratuita, completamente gratuita, com a consequente poupança de recursos. AQUI

β
LUTO
– Há uns dias faleceu o Tó, primo direito do meu pai. Ontem a Tia Maria José Gomes, irmã do meu avô António. Sobrinho e tia entre si. A tia Carolina, em dois dias, perdeu uma irmã e um filho. São, naturalmente, coincidências traumáticas e muito desagradáveis. Eu conheci a Tia Maria José muito tarde. Lembro-me desde sempre das netas - especialmente da Cristina, para aí desde os meus 7 ou 8 anos (foi ela que me ensinou a língua dos pês) - mas tenho uma ideia muito mais recente da avó. O Tó era um desconhecido... lembro-me da cara dele, de uma chapéu que usava quando estava em Medelim, de ser um homem cordial e simpático, mas não sei há quantos anos não o via. Não me eram duas pessoas próximas. Mas são duas pessoas por quem o meu avô António tinha uma grande adoração. A irmã era a cara chapada da mãe (a minha bisavó Adelaide, a única que ainda conheci) e o sobrinho tinha o seu nome. E isso, como não podia deixar de ser faz-me lembrar as saudades que tenho do meu avô! E das desculpas que não lhe pedi, e de lhe dizer que não gostava nada quando ele, armado em PIDE, ia para a faculdade ver que notas é que eu tinha tirado... e depois tinha de ser o meu maior cúmplice!

γ
LUTO 2
– Acho que para além da Cristina, não tenho mais nenhum destes primos (em 2.º grau) meus amigos no facebook... Nem a Sofia, em o Marcelo, nem o João, o Miguel, a Susana, nem a Rita, o Tiago... ninguém... se estiverem a ver isto... adicionem-me quero saber de vocês! http://www.facebook.com/nuno.castelacanilho


Sem comentários: