quarta-feira, 15 de abril de 2015

[2056.] Dia vencido – 15ABR2015

α
GERIR PESSOAS I – O meu último fim-de-semana foi, entre várias coisas (sempre a mil), ocupado a absorver conhecimento e formação. Desta vez sobre "gestão de equipas de adultos". Na prática, e no domingo de maneira quase exclusiva, foram-me apresentadas ferramentas que me ajudarão a perceber melhor as pessoas que comigo trabalham, em vários contextos e em várias equipas.
Acima de tudo sublinha-se a ideia de que "cada um é para o que nasce", ou seja, as pessoas são naturalmente diferentes e não vale a pena acreditarmos que é possível formatá-las para se adaptarem à liderança. Será, portanto, mais fácil, mais útil, mais eficaz e mais eficiente a liderança adaptar-se a cada um dos seus colaboradores do que ao contrário. E nesse sentido ainda muito há a fazer.  

β
GERIR PESSOAS II – Para descodificar uma dessas ferramentas, a Classificação tipológica Myers-Briggs, sugiro que comecemos por aqui...

γ
GERIR PESSOAS III – Se for como eu, não vai resistir e vai querer experimentar aqui.

Sem comentários: