sábado, 25 de abril de 2015

[2063.] Dia vencido – 25ABR2015

α
VOAR MAIS ALTO
– Em 25ABR'75 os portugueses, nas primeiras eleições democráticas - onde puderam votar todos os maiores de 18 anos, independentemente do género ou do estrato social ou económico - referendaram a revolução, por um lado, mas pronunciaram-se, claramente, no sentido de preferirem a via constitucional e democrática de estilo ocidental e excluírem uma ditadura do proletariado. O resultado das eleições constituintes de 1975 foram um marco para a história de Portugal, mas não só. Os países africanos do império ultramarino puderam autodeterminar-se e declarar a sua independência e muito democratas de outros países em ditadura, como os espanhóis, viram no exemplo português que não era inevitável a ditadura suceder à ditadura. Este caso português foi estudado, analisado e motivo para o reacender da esperança de muitos que viram neste pequeno país, uma vez mais, um farol de esperança.

β
"RUMAR AO SOCIALISMO"
– Na TVI 24 realizou-se hoje um debate (deve ser isso que lhe chamaram) onde estiveram Jerónimo de Sousa, Manuel Alegre, Marcelo Rebelo de Sousa, Jorge Miranda, Ângelo Correia, Freitas do Amaral e Basílio Horta. Todos deputados constituintes... eleitos (na altura) por partidos diferentes. Foi engraçado - refira-se como nota de rodapé, apenas - a truculência de Jorge Miranda (que eu não conhecia), que para além de ter deixado claro que tinha sido eleito pelo PPD e não pelo PSD, acicatou e atacou o PCP de uma maneira completamente irascível. Mas adorei perceber que o Manuel Alegre foi constituinte mas para além de escrever o famoso prefácio não fez mais nadinha. E deliciei-me ao ouvir o Presidente da Câmara de Sintra, eleito pelo PS, vestindo o papel de dirigente histórico do CDS e justificando o voto contra à constituição, declarar que "não éramos socialistas!". Freitas do Amaral, antigo ministro de Estado de Sócrates, também tentou este discurso, mas não foi tão enfático.
De qualquer modo, ficou clara a justificação de todos de que o socialismo de que fala a constituição é apenas uma das poucas palavras comuns a todos os partidos da constituintes (com excepção do CDS), mas que todos tinham uma ideia muito diferente do que a palavra queria dizer na prática... Reserva Mental, conclui Jerónimo. Rumavam cada um para seu lado, digo eu.
γ
"RUMAR AO SOCIALISMO" 2 – Com a comemoração dos 40 anos das eleições de 1975 - e que paupérrimos foram os discursos na Assembleia Nacional... - começaríamos a comemorar os 40 anos da Constituição, aprovada em 2 de Abril de 1976. Uma data que "daqui a lá" terá uma eleição legislativa decisiva, que vai dar muito que falar e vai dar água pelas barbas ao Chefe de Estado, que saindo a 8 de março de 2016, verá o seu sucessor ser escolhido em finais de janeiro. Se calhar até vai ser giro ver um novo presidente a ter de determinar a quem é que vai dar posse como primeiro-ministro...
Mas estava eu a dizer que não vai haver nem tempo nem oportunidade para conversarmos todos sobre a Constituição. Todos os partidos na oposição dizem querer mudar a Constituição, mas depois, nicles... A verdade é que Portugal precisa de uma nova constituição, porque precisa de um sistema político mais leve, mais autónomo, menos central e gorduroso. 
Aconselho, a este propósito, este texto de Álvaro Barreto publicado no Observador há poucos dias. A não perder.   

Ω
E AGORA O FUTURO
– Pedro Passos Coelho e Paulo Sacadura Portas decidiram anunciar hoje a coligação do PPD/PSD e do CDS/PP às eleições legislativas de 2015. A única surpresa foi, efectivamente, a escolha da data e o cravo vermelho na lapela do ainda Primeiro-ministro. Era mais do que óbvio que os dois partidos da coligação actualmente no Governo tinham de se coligar. Não fazia sentido Portas andar a dizer mal do legado do Governo, ou atacarem-se num qualquer debate político quando são ambos - o pai e a mãe - responsáveis pelo que de bom e mau aconteceu nos últimos quatro anos. Poderá ter sido - a escolha da data do anúncio - um piscar de olhos à esquerda... não sei... mas acredito que não tenha sido para uma escolha inocente.

Sem comentários: