quinta-feira, 25 de junho de 2015

[2112.] O "percursor"


São João Baptista
Leonardo da Vinci
1508-1509

Óleo sobre madeira
69cm x 57cm
Museu do Louvre, Paris

Ontem, 24 de junho, foi dia de São João Baptista. Um dia de festa por imensas razões - religiosas, muitas, mas não só... Ou por outra, quase todas religiosas no sentido de promoverem a re-ligação a dimensões mais espirituais da vida humana terrena. A noite anterior, depois do por do sol em 23 de junho, na noite de São João, a dimensão pagã da data ganha uma dimensão muito especial no território português. A ancestralidade associa a solenidade de São João Baptista ao solstício de verão, que, este ano, se verificou no dia 21 de junho às 17h38m.
Mas são imensas as tradições associadas à noite mais mágica do calendário. Só como curiosidade vejamos AQUI, AQUI e AQUI e até AQUI e AQUI.

São João Baptista é uma figura venerada pelo cristianismo, mas também é um profeta venerado pelos muçulmanos sunitas. É citado pelo historiador Flávio Josefo e pelos evangelistas cristãos.
João será parente de Jesus Cristo, as mães de ambos - Maria e Isabel - seriam primas e, tal como no caso de Isaac, filho de Abraão, João é filho de uma concepção considerada impossível, dada a idade do seu pai, Zacarias, logo, feita por intercessão de Deus.
João tornou-se um profeta e o teor da sua mensagem passava pela necessidade do baptismo no Jordão como forma de redenção, por isso passou a ser chamado de Baptista, e no anuncio da vinda, em breve, do Messias prometido.

No Cristianismo, João Baptista é o percursor, é aquele que, mais cedo, veio anunciar a nova aliança de Deus com os Homens, com o envio do Messias. Na linguagem biblica, "veio endireitar as veredas, abrir os caminhos".

Neste pequeno quadro de Leonardo da Vinci, pouco maior do que uma folha A3, João Baptista aparece com o dedo indicador direito virado para o Ceu, como se estivesse a dizer, "Ele vem aí!". No entanto, esta imagem está associada à tradição maçónica da mão dos mistérios, que serve de convite para ingressar na iniciação maçónica, ao mesmo tempo que valoriza uma máxima valorizada pela maçonaria de que "o que está acima é igual ao que está abaixo!". A Maçonaria especulativa (não operativa) considera o São João Baptista como seu patrono, por uma série de razões, sendo uma delas o facto de a Grande Loja de Inglaterra, a primeira e fundacional, ter sido fundada em 24 de junho de 1717.  

Sem comentários: