domingo, 28 de junho de 2015

[2120.] Escola Primária da Mealhada (1984 - 2015)

A poucos dias (?) de ser completamente demolida, para dar origem ao espaço para serviços e ensino pré-escolar do Centro Escolar da Mealhada, fui tirar, em 17 de junho de 2015, fotografias ao edifício da Escola Básica n.º 1 (do Primeiro Ciclo do EB) da Mealhada.

Hoje são imagens da paisagem, normais, usuais, quotidianas. 
Amanhã serão memória, história, passado.

[EM ACTUALIZAÇÃO]

Estas fotografias, que publiquei no facebook em 17JUN2015, suscitaram algumas perguntas sobre a própria história deste edifício. Perguntas que comecei por não saber responder, até porque são relativamente recentes. Mas a verdade é que, com o tempo, fui conseguindo juntar alguns dados que poderão ser capazes de encontrar justificações e fontes suficientes para historiografar este edifício em concreto.

Tudo leva a crer que o edificio terá sido inaugurado com o inicio do ano lectivo 1984/1985, talvez em outubro de 1984 (nessa altura o ano lectivo começava muito mais tarde). Vi registos de actas da Câmara Municipal em abril, maio e junho de 1984 que falavam de debates sobre "necessidade de pagamento de obras a mais na escola de 10 salas da Mealhada" à empresa Canadias, Lda, e ainda da adjudicação das obras de arranjos exteriores à empresa de César Borges Carvalheira. 
Há uma declaração do presidente da Câmara (Dr. Manuel Joaquim Pires Santos) na Assembleia Municipal que dá conta de que a obra estava orçada em 10.000 contos e que já tinha absorvido 25.000 contos.

Há ainda, já em abril ou maio de 1985 um pedido à Câmara Municipal da Mealhada, por parte dos professores da escola para a compra de um fotocopiador (que foi recusado por falta de verbas) o que indicia que nessa altura a escola já funcionaria.

O facto de em outubro de 1984 ainda não haver Jornal da Mealhada - nasceria no ano seguinte - faz com que não haja, à primeira vista, acesso fácil a qualquer tipo de cobertura jornalística da eventual inauguração. 







Este edifício será, provavelmente, e segundo posso apurar para já, o quinto a funcionar como escola primária na (hoje) cidade da Mealhada. 
Desde os finais do século XIX, os rapazes frequentavam a Escola Conde Ferreira, em frente à Capela de Sant'Ana, que já existia em 1888 mas que acabou demolida na década de 1940 - já em estado de ruína - para a construção da estrada nacional n.º1 fora do centro da Mealhada. Na década de 1940, com a demolição da Escola Conde Ferreira, foi construído novo edifício para os rapazes junto da Capela de Sant'Ana, no local onde existira um cemitério, e onde hoje (e por enquanto) funciona o Jardim de Infância (Público) da Mealhada.
As raparigas frequentavam a Escola com planta de Adães Bermudes (construída em 1901) e onde hoje (e desde 1989) funciona a sede da Junta de Freguesia da Mealhada, hoje sede da União de Freguesias da Antes, Mealhada e Ventosa do Bairro.  
Terá existido, também, uma casa particular no Largo da Feira, na Póvoa da Mealhada, onde funcionou, também, uma escola primária. 
Em Sernadelo, de Outubro de 1910 até finais da década de 1990 funcionou uma escola primária, no Largo da Sobreira, mandada construir por Feliciano e Augusto Cerveira de Melo que chegou a chamar-se Escola Leonarda Cerveira de Melo.

Sem comentários: