domingo, 9 de maio de 2010

[1012.] Solis dies

Hoje é dia 9 de Maio

Nove de Maio é um dia especial para mim. É uma data de que gosto... manias! Há um ano, lançava a revista VIA - um sonho, que apesar das dificuldades e dos percalços não está abandonado. Para ontem, 8 de Maio, e durante muito tempo esteve marcado o casamento, outras dificuldades motivaram o adiamento.

Mas 9 de Maio é um dia expressivo. É um daqueles dias que os romanos diziam 'albo lapide notarem diem' (um dia para marcar com uma pedra branca - para não esquecer).

Só para me justificar aqui deixo algumas notas para justificar a afirmação... Umas mais prosaicas que outras... mas cá vai... sem esquecer que hoje, aqui no blogue é Solis Dies - dia de imagem em movimento!

9 de Maio, em Esperantina, no Brasil, é Dia do Orgasmo! Há, até, um decreto municipal que obriga à fruição da coisa no dia de hoje.

Ontem e hoje são dias assinalados pelas nações participantes na II Guerra Mundial como Dia da Vitória (para os que ganharam, naturalmente!)... assinalando o fim desta catástrofe humana em 1945. Franceses, ingleses, canadianos... checos e eslovacos... entre muitos outros assinalaram o dia ontem. Os russos assinalam-no hoje.

Hoje é Dia da Europa por ter sido em 9 de Maio de 1950 que o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, desafiou as nações europeias a organizarem-se economicamente, como forma de manter a paz e a estabilidade. A sua intervenção ficou conhecida como Declaração Schuman e é, por muitos, considerada, como uma espécie de acto pré-fundacional do que é hoje a União Europeia.

Em 9 de Maio de 1386 era assinado o primeiro tratado internacional de amizade e cooperação - uma aliança, vá - entre duas nações soberanas. O documento ficou conhecido como o Tratado de Windsor e foi assinado pelo Rei de Portugal, D.João I, mestre de Avis, e pelo Duque de Lancaster, John de Gaunt. Daqui resultou, no ano seguinte, o casamento entre o monarca português e a filha do duque de Lancaster, Filipa. E deste casamento surgiu a mais frutifera e brilhante geração de politicos portugueses de onde distingo D.Duarte I, D.Pedro, duque de Coimbra, e o Infante D.Henrique, duque de Viseu.

Em 9 de Maio de 1605 foi publicada a primeira parte do livro do espanhol Miguel Cervantes - 'Dom Quixote de la Mancha' - as histórias do cavaleiro da triste figura.

Por ser Solis Dies deixo a 'treila' do filme 'Invictus', sobre a intervenção e a forma como Nelson Mandela usou um campeonato do mundo de raguebi para unir um país. A justificação prende-se com o facto de ter sido a 9 de Maio de 1994, precisamente, que o 'Madiba' se tornava no 10.º presidente da África do Sul.

3 comentários:

LUIS FERNANDES disse...

Ó senhor Nuno, não adie mais, case-se, homem de Deus! Faça como o "Madiba", que contra ventos, marés e opiniões levou sempre a sua intenção política de unir os sul-africanos através do desporto à frente. Um bom filme. Já agora, só uma pequena curiosidade, a razão do adiamento do enlace, não será por falta de padrinho pois não?
Abraço

Nuno Castela Canilho disse...

Não... não foi por falta de padrinho. Foi adiado para 12 de Junho.

LUIS FERNANDES disse...

Então, a Mealhada vai rebentar com tamanha boda.
Fico contente por si. Que tudo corra bem.
Felicidades e abraço.
Luís