terça-feira, 23 de setembro de 2008

[606.] - Hoje

*
Hoje...

... é feriado e Dia Nacional na Arábia Saudita. Em 23 de Setembro de 1932 foi fundado o moderno Reino da Arábia Saudita. Moderno? Moderno se considerado como a fundação do reino que hoje está em vigor... talvez a palavra actual fosse preferível à moderno...



A história do Reino da Arábia Saudita começará em 1747 quando o soberano da Peninsula Arábica Central, Muhammad Bin Saud, formou uma aliança com Muhammad Bin Abdul Wahhab, muçulmano e escolástico. Esta aliança sobreviveu ao longo dos séculos.
A família Al-Saud governou a maior parte da peninsula até ao século XX. Em 1902, Abdul Aziz Bin Abdul Rahman Al-Saud conseguiu reconquistar, finalmente, Riyadh das mãos de Al-Rashid e, nos trinta anos seguintes procurou unificar as numerosas tribos da região, numa única nação. E daí resultaria, em 23 de Setembro de 1932 a fundação da actual monarquia, hoje governada por Abdallah bin Abdul Aziz Al-Saud, o sexto monarca desde a fundação.

... é, também, feriado no Japão, mas por questões religiosas. Os shintoístas assinalam hoje o Shubun on hi - Festival do Equinócio de Outono.

... na Arménia assinala-se hoje o Dia da Independência, conquistada em 23 de Setembro de 1991, em resultado da desfragmentação soviética.

... na provincia de Haryana, na Indía, assinala-se hoje o Dia dos Heróis Mártires de Haryana.

... no Equador tem hoje lugar o Referendo Constitucional.

... é Dia do Orgulho Bissexual.

Efemérides de hoje...

1848 - Começa a produção da pastilha elástica, nos EUA, com fins comerciais.

1987 - Portugal defende, na Assembleia Geral da ONU, "a observância do princípio fundamental e inquestionável da autodeterminação" para a população de Timor-Leste.

1988 - A atleta portuguesa Rosa Mota, campeã mundial da maratona, conquista a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Seul.

Sem comentários: