terça-feira, 8 de setembro de 2009

[849.] Hoje...

... é dia de Nossa Senhora da Natividade

Nunca percebi isto bem, e por isso preciso constantemente de ajuda... e uma vez até levei um puxão de orelhas do padre Abílio por causa destas coisas...
Hoje é dia de Nossa Senhora da Natividade ou seja, é dia da natividade de Maria, mãe de Jesus. Assinala-se hoje, portanto, nove meses depois da solenidade da Nossa Senhora da Conceição (padroeira e rainha de Portugal) o nascimento de Maria.
Maria é uma figura central no entendimento do Cristianismo. Por ser meio (como nasceria Deus entre os Homens se não no seio de uma mulher), mas é, também, muito mais do que isso. É testemunho e é legado de Deus-filho, Jesus, aos homens.
Confesso que esta é a primeira vez que a Senhora da Natividade me interpela. Até desconhecia este pormenor dos nove meses depois da Senhora da Conceição... e pensando bem até acho curioso... Maria só podia ter nascido nesta altura... com o signo Virgem no zodíaco... eheheheh
Mas há mais curiosidades:
Nossa Senhora da Natividade é a padroeira da paróquia de Luso. Maria é filha de Santa Ana (padroeira da Mealhada) e de São Joaquim (orago na Pampilhosa-Alta).
Ora há ou não há aqui uma especie de tradição da Natividade no nosso concelho?

Esta é a imagem que está na Igreja do Luso, curiosamente representa Maria - coroada e com ceptro - como uma mulher adulta, mãe, com Jesus nos braços... A imagem é muito bonita (e pesada, também), mas não a compreendo.

*

Para saber mais:

Apontamento da Agência Ecclesia

e a passagem do Evangelho de São Tiago (apócrifo) que narra a natividade de Maria

2 comentários:

Carlos Godinho disse...

Olá Nuno.
A imagem de Nossa Senhora, no Luso, não representa o nascimento de Maria. Representa, isso sim, a missão para que Maria nasceu - ser a Mãe de Jesus, o verdadeiro Rei. Por isso ela está representada com o Menino ao colo, tendo este, por sua vez, o mundo na mão. É a simbologia da missão para que nasceu!

Nuno Castela Canilho disse...

Carissimo Padre Carlos,

Obrigadissimo pelo esclarecimento. Era, de facto, uma dúvida que eu tinha que, em parte, tinha ficado diminuída depois de ouvir a sua homilia na missa desta solenidade, na terça-feira. Homilia essa que merece que lhe dê os meus parabéns!

Obrigado