
in Jornal da Mealhada de 13.04.11
Não teria sido mais fácil fazer este esforço de concertação antes de fazer as candidaturas (como aliás sugerimos em 9 de fevereiro de 2011)?
A Câmara da Mealhada decidiu candidatar o Pão da Mealhada! Fez muito bem!
A Câmara da Mealhada decidiu candidatar o Leitão da Mealhada! Asneira!
Porque a marca Leitão - embora seja na Mealhada que se come o melhor do mundo - está acoplada à palavra à Bairrada! É asneira separá-la por teimosia bairrista que passa a ser interpretada por muitos setores como ignorância ou pequenez de espírito!
Por causa da eventual certificação do produto - que pode trazer exigências que nem se imaginam, como tantas vezes acontece - levou alguns restaurantes a batizarem os seus pratos com nomes especificos, como "Leitão à Pedro dos Leitões". Mas isso são produtos comerciais, porque também se diz que o Leitão do Pedro ou o Leitão do Rocha é melhor do que o de não sei de onde. E aí, nos menu, é legitimo que tenham uma denominação própria - até porque foi uma precaução. Mas é tudo Leitão à Bairrada.
Peço muita desculpa, mas candidatar - dar visibilidade a um produto que não existe - o Leitão da Mealhada foi um péssimo serviço à ideia que queremos difundir de que o melhor leitão come-se na Mealhada e é à Bairrada! Foi um tiro no pé!
O resultado foi o que se viu! E pese embora agora dêem cambalhotas para se desdizerem, a verdade é que vão ser obrigados a dialogar com as confrarias com quem não se quiseram concertar por orgulho, e vamos lá ver se não ficam com a conta para pagar! Cheira-me que isto ainda vai dar que falar!
Aborrece-me que não haja - para alguns assuntos - a inteligência suficiente para pensar racionalmente! Custa-me!
Não se queixarão de falta de aviso! Eu disse-o em 9 de fevereiro!
«Conhecendo a região como se conhece, não temos, também, dúvidas de que, não havendo uma entidade – administrativa, associativa, pública ou privada – Bairrada, a Mealhada não será o único concelho a procurar candidatar o Leitão assado (da Bairrada, ou da Mealhada) a maravilha gastronómica. E é aqui que surge o problema ou – como otimistas que procuramos ser – a oportunidade.
Diga-se o que se disser, o nome da Mealhada está intimamente ligado ao produto Leitão. Em termos de notoriedade, o produto ganha em ter o nome da Mealhada associado ao seu nome. Trata-se de um facto, custe a quem custar. No entanto, sabemos que há um conjunto vasto de iniciativas e de grupos que – desvalorizando este facto, e muitas vezes sem qualquer tentativa de ligação ao nosso concelho – têm procurado deslocalizar o centro nevrálgico da notoriedade do produto para outras proveniências.
Resulta, então, que há necessidade de ‘enterrar o machado de guerra’, e procurar criar uma plataforma regional – com as câmaras municipais, as confrarias gastronómicas e, acima de tudo com os produtores de leitão e empresários da restauração – que permita a candidatura do Leitão assado como ‘Maravilha Gastronómica’ capaz de, na categoria Carne, e na região centro, assumir a sua preponderância natural.
Este esforço de concertação – que é, acima de tudo politico – deve procurar ser célere e eficaz. Será admitida a primeira candidatura que chegar a Lisboa, sendo certo que uma candidatura do Leitão da Bairrada feita sem o apoio da Câmara da Mealhada e dos 58 restaurantes do município estará morta à partida, do mesmo modo que candidaturas de Leitão à Bairrada e de Leitão da Mealhada se anularão mutuamente.» AQUI
A organização - que até usou uma imagem de Leitão à Bairrada para divulgar o concurso - mandou para trás o "Leitão da Mealhada". Foi a nossa sorte, porque senão acontecia como a Lampreia do Mondego, que com tantas candidaturas emigrou para o Douro!
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