segunda-feira, 10 de junho de 2013

[1674.] Esta É A Ditosa Pátria Minha Amada

"Eis aqui, quase cume da cabeça
da Europa toda, o Reino Lusitano,
onde a terra se acaba e o Mar começa
e onde Febo repousa no Oceano.
Este quis o Céu justo que floreça
nas armas contra o torpe Mauritano,
deitando-o de si fora; e lá na ardente
África estar quieto o não consente."

"Esta é a ditosa pátria minha amada,
à qual se o Céu me dá que eu sem perigo
torne, com esta empresa já acabada,
acabe-se esta luz ali comigo.
Esta foi Lusitânia, derivada
de Luso ou Lisa, que de Baco antigo
filhos foram, parece, ou companheiros,
e nela antão os íncolas primeiros."

Os LusíadasCanto III - 20-21


Quando os meus pais nasceram, o sol nunca se punha em Portugal.
Quando eu nasci a fronteira oriental de Portugal era com a China, na Porta do Cerco, em Macau. Tive a honra de passar esta porta e ler: "A Pátria Honrai que a Pátria vos contempla!".
Os meus filhos herdarão um país mais pequeno.

Sem comentários: