quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

[1778.] Choque e consternação


Ouvi, mas não processei... Agora, a noticia no site do Jornal da Mealhada [Aqui], e uma SMS para fonte segura, confirmam que não sonhei... (seria mais um pesadelo)...

A pintura de Josefa de Óbidos, a Virgem do Leite, que eu há uns meses - com a preocupação de não a localizar - apelidei de imagem santa, terá ardido no último dia 24 de dezembro. A peça, valiosíssima, eu diria que talvez a peça mais valiosa do património material da Mata - confesso que sou mais sensível à História e à Arte do que à Botânica...- ardeu na sequência de um curto-circuito que se deu no Convento de Santa Cruz do Bussaco. Lembro, agora posso dizê-lo, a pintura estava numa capela adjacente à nave central.

Interessa pouco, agora, chorar pelo leite derramado (sem fazer graçolas com ao título mariano em concreto), e fazer juízos sobre que razões poderão ter levado a que a FMB não tenha retirado o quadro, há vários meses, quando se percebeu que estava a chover dentro do convento.

Interessa, agora, que a nova administração da FMB divulgue publicamente o estado do quadro, se tem salvação ou recuperação possível. E acima de tudo, interessa que se arranje o telhado do convento - SE FOR PRECISO FAZER UMA SUBSCRIÇÃO PÚBLICA EU AJUDO!

A noticia foi divulgada pelo Presidente da Câmara, Dr. Rui Marqueiro, na cerimónia de posse do novo presidente da Fundação Mata do Bussaco - Dr. Fernando Correia.

Um dia triste, muito triste!

[em atualização - 03.01.2014]
 
A noticia está a ganhar o eco que seria de esperar. O Jornal de Notícias publicou o acontecimento [aqui] e dá-me a sensação que a coisa está a verificar a consternação generalizada. A própria FMB publicou comunicado à imprensa [aqui], apesar de ontem haver quem se procurasse 'matar o mensageiro' de tão triste noticia. As duas fotografias abaixo foram, precisamente, enviadas pela FMB a ilustrar a noticia. 
 
 
São, de facto, duas fotografias bem exemplificativas do esplendor da obra, que, descobri hoje, tem como denominação oficial 'Sagrada Família', apesar de o Povo a ter denominado, por devoção e culto de 'Virgem do Leite' ou 'Senhora do Leite', especialmente em auxilio das mães.
Descobri, também, que esta pintura de 1664 - não chegará a fazer os 350 anos -, no inventário do património adstrito à FMB, estava avaliada em cerca de 300 mil euros. Isso mesmo. Pelo que se impõe a pergunta que eu não quis fazer ontem... Como é que a uma peça deste valor estava numa condição de tão precária segurança? E não falo apenas da eventualidade de poder acontecer o que aconteceu - do curto-circuito no convento -, falo do facto de durante imenso tempo haver velas à beira desta imagem, e de não haver qualquer dispositivo de segurança contra roubos.
Agora já é tarde de mais, e não há culpados, o leite está derramado. Irremediavelmente.
 

Sem comentários: