quarta-feira, 14 de julho de 2010

[1090.] Mercurii dies em dia de 'milestone'

Oitocentos números depois

O Jornal da Mealhada publica hoje a edição 800 da terceira série – nascida em 1987. É mais um marco num ano em que a empresa proprietária do jornal assinala o seu 25.º aniversário. O número 800 do JM chega a casa das pessoas numa altura em que se vive uma grave crise económica que, como todos já ouvimos falar, já chegou aos jornais. Nos últimos quinze dias encerrou o jornal diário ‘24 horas’, encerrou o jornal gratuito ‘Global’ e, no passado domingo, fez-se silêncio na frequência da estação do Rádio Clube Português.
Não valerá a pena estar a explicar as razões pelas quais estes órgãos de comunicação social deixaram de ser editados. Todos vivemos na pele constrangimentos e receios quanto ao futuro que facilmente farão compreender a medida. Compreensão que – não somos ingénuos – pode até ter antecipado despedimentos colectivos, mais ou menos justificáveis. Mesmo que com os referidos órgãos de comunicação social não tivéssemos qualquer proximidade, fizessem ou não o nosso estilo, fossemos ou não leitores ou ouvintes, todos devemos lamentar o calar de uma voz.
Quando um jornal acaba, abre-se um vazio no nosso espírito colectivo e comunitário. Os vespertinos Diário Popular e o Diário de Lisboa acabaram há vinte anos – em tempo de vacas muito mais saudáveis – e continuam a fazer parte do nosso imaginário social.
O tempo não é de grandes festejos, mas importa sublinhar, mesmo que sujeitos à crítica do auto-elogio (que José Estêvão dizia ser como cuspir na sopa que se come), a sobrevivência do Jornal da Mealhada apesar de tantas vicissitudes sociais, económicas e financeiras que o país atravessa.
Vicissitudes que têm sido ultrapassadas, em larga medida, pelo facto de o Jornal da Mealhada ter uma implantação radicada em assinaturas pagas de leitores que quiseram usufruir de um serviço cómodo alicerçado numa componente de responsabilidade social muito forte. Num tempo de dificuldades – que se reflectem, naturalmente, na angariação e no preço da publicidade, e na redução da comparticipação do Estado no envio postal, o chamado ‘Porte Pago’ – é, uma vez mais, nos assinantes que se sustenta a sobrevivência de órgãos de comunicação social de interacção local e comunitária. Sobrevivência que, muitas vezes, obriga a que o preço da assinatura fique abaixo do preço do custo da própria publicação do jornal e que necessárias actualizações fiquem adiadas para melhores dias.
Apesar de compreendermos que é nas famílias, na casa de cada um, que as dificuldades mais severamente se fazem sentir, apelamos a todos os nossos assinantes para que regularizem a sua assinatura – dentro do que for razoável e exigível – e possam solidariamente contribuir para que, associada a esta crise económica e financeira não se somem crises de valores, de cultura, de interacção, e de informação – logo de democracia e de sentido cívico – que o encerramento de jornais e rádios necessariamente produz.

Editorial do Jornal da Mealhada de 14 de Julho de 2010

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